Auxílios de transporte passam a designar-se Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais

Os auxílios relacionados ao transporte, destinados aos estudantes da Unicamp, passaram a designar-se Benefício Emergencial de Atividades Não Presenciais (BENP). A mudança na identificação não altera os valores nem a quantidade de bolsas distribuídas e irá durar enquanto houver restrição às atividades presenciais na Universidade.

A medida foi publicada através da resolução GR 47/2020, de 13 de abril, entra em vigor nesta quarta-feira (15), e diz respeito a todos os auxílios referentes ao transporte dos estudantes: Benefício de Auxílio Transporte (BAT); Bolsa Auxílio Transporte Estágio Obrigatório (BATO); auxílios transporte associados às bolsas BAS, BAEF, PROFIS, BASIC e Bolsa Emergência.

A readequação do escopo do benefício visa dar transparência ao uso dos recursos públicos, explicitando de que forma o recurso está sendo de fato  utilizado nesse momento, apoiando os estudantes, não no seu deslocamento, mas nas atividades remotas que estão sendo realizadas”, explica a coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Helena Altmann.

audiodescrição: fotografia colorida da coordenadora do serviço de apoio ao estudante da unicamp, helena altmann
"A crise econômica ligada à pandemia Covid-19 amplia a importância desses benefícios, pois o apoio familiar pode ficar ainda mais comprometido", avalia coordenadora do SAE, Helena Altmann

A coordenadora também pontua que, embora as atividades remotas dispensem o transporte até o campus, os estudantes dependem destes recursos para se manter na Universidade. “Mesmo sem gastos com transporte, as circunstâncias atuais criam novas demandas de estudo e de estrutura de vida, implicando em outras despesas”, afirma.

Com a situação de crise causada pelo novo coronavírus, avalia a professora, a manutenção dos auxílios sociais para estudantes torna-se ainda mais fundamental. “Os auxílios sociais garantem a permanência na universidade de muitos estudantes, cujo sustento depende das bolsas. A crise econômica ligada à pandemia Covid-19 amplia a importância desses benefícios, pois o apoio familiar pode ficar ainda mais comprometido. Assim, os benefícios sociais são importantes para que os estudantes prossigam com suas atividades acadêmicas e com os seus cursos”.

Novos contemplados

Devido à adequação na característica dos benefícios, estudantes que não haviam sido contemplados com as bolsas de auxílio transporte poderão agora receber o BENP. De acordo com o calendário de bolsas do SAE, teriam sido realizadas novas contemplações de bolsa BAT no final de março e no início de abril. Esses encaminhamentos não puderam ser feitos devido ao cenário de suspensão das atividades presenciais.

“Agora os estudantes poderão receber esse benefício que sabemos ser importante para sua manutenção na universidade. Uma nova lista será divulgada em breve pelo Serviço de Apoio ao Estudante, contemplando estudantes de graduação e pós-graduação”, afirma a coordenadora do SAE. Ela também frisa que o processo seletivo já foi realizado ao início do semestre letivo.

Para aqueles que já recebem os auxílios de transporte, não haverá mudanças na forma de pagamento, nem nos valores. Os estudantes que já haviam recebido a BAT em abril, irão receber o BENP a partir de maio. Os que ainda não receberam a BAT nesse mês já receberão a BENP.

audiodescrição: fotografia colorida da coordenadora do SAE, Helena Altmann

Comunidade Interna