Unicamp terá núcleo de voluntariado para enfrentar coronavírus

Autoria

A Unicamp está criando o Núcleo de Voluntariado para atuar na Universidade durante a pandemia do Coronavírus. O Voluntariado terá objetivos amplos. Desde a possibilidade de atendimento telefônico a pessoas que estão isoladas e precisam compartilhar ideias e necessidades, a forças tarefas que busquem doações financeiras, de bens ou produtos para auxiliar a área de saúde da Unicamp na dura tarefa de atender pacientes que busquem ajuda e são internados por causa da COVID-19.  

Buscamos também, com esta pagina, atender os alunos da graduação e pós-graduação, que necessitem de infraestrutura mínima de apoio para continuar frequentando remotamente suas aulas. Neste sentido, solicitamos a doação de equipamentos, tais como smartphones, tabletes e computadores que possam auxiliar estes alunos em atividades didáticas não-presenciais.  

A Área de Saúde da Unicamp é formada por um complexo hospitalar envolvendo o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital Estadual Sumaré (HES), o Hospital da Mulher "Professor Doutor José Aristodemo Pinotti", também conhecido como Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e por setores de apoio como o Hemocentro, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (Cepre). Essa área como um todo está inserida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e realiza atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão.  

As atividades de assistência à saúde abrangem uma região do Estado de São Paulo com uma população em torno de 6,5 milhões de habitantes, provenientes de Campinas, da macrorregião de Campinas e do sul de Minas Gerais.  

A área de saúde está envolvida intensamente no atendimento da pandemia do Coronavirus, na condição de estrutura credenciada para atender a esta grave situação. No entanto, neste momento, os recursos financeiros e insumos são a grande preocupação para atender uma demanda que, certamente, estará acima das atuais possibilidades.  

Há necessidade de mobilização da Universidade, do Estado e da população para enfrentar esta urgente situação. 

Há também a necessidade de pessoas voluntárias para buscar insumos que precisam ser adquiridos pelo DGA. O DGA não esta conseguindo comprar vários insumos para área de saúde em decorrência do fechamento do comércio. Haverá, portanto, necessidade de buscar por fornecedores, ou mesmo diretamente nos fabricantes. 

Foram criadas contas bancárias específicas para contribuição e depósito de recursos financeiros para a compra de equipamentos destinados ao ensino não presencial, insumos e equipamentos para a área da saúde, bem como apoio financeiro para implantar, na Unicamp, infraestrutura destinada a aplicação de testes diagnósticos, que estão sendo desenvolvidos por um grupo de pesquisadores da Universidade. O crédito pode ser feito pela conta abaixo. 

Para a aquisição de equipamentos necessários às atividades remotas e outras ações de auxílio a estudantes carentes: 
Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.426-X, CNPJ 46.068.425/0001-33 UEC/Conta movimento. Identificar no depósito: GR/voluntariadoUNICAMP 

 
Ou, para depósitos financeiros destinados ao apoio à Área de Saúde da Unicamp, na aquisição de insumos, equipamentos e testes diagnósticos. 

Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.427-8, CNPJ 46.068.425/0001-33 

A prestação de contas das doações será pública e transparente 

Reitoria da Unicamp

Leia mais:

Voluntariado da Unicamp se une em solidariedade durante a pandemia

Voluntariado Unicamp

Novas orientações para doações no combate à Covid-19

Imagem de capa
Unicamp terá núcleo de voluntariado para enfrentar coronavírus. Foto: Antonio Scarpinetti

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa