Representante discente da Graduação toma posse no Consu

Reitor Marcelo Knobel e a aluna Daniela Patrícia Villegas Barbosa assinam termo de posse
Reitor Marcelo Knobel e a aluna Daniela Patrícia Villegas Barbosa assinam termo de posse 

A estudante do curso de Estudos Literários Daniela Patrícia Villegas Barbosa tomou posse como representante discente da Graduação no Conselho Universitário (Consu) da Unicamp na manhã desta quarta-feira (11). Daniela foi a segunda mais votada em eleição que ocorreu em setembro último. Ela teve 157 votos, apenas 10 a menos que Lucas Marques de Almeida, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), que foi reeleito e alcançou o primeiro lugar no pleito. O mandato dos cinco novos representantes (lista abaixo) é de um ano a partir de 1º de janeiro de 2020.

Daniela Barbosa é do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas e atua naquela cidade como comunicadora indígena da Rede Wayuri do Rio Negro. Ela ficou surpresa ao ver seu nome na lista dos mais votados. “Não esperava estar entre os eleitos, tanto é que fiquei sabendo um dia depois. Tive o apoio de muitos colegas de curso e também da comunidade indígena”, afirma. Ela garante que levará para as sessões plenárias do Consu não só as demandas dos estudantes indígenas, como também de toda a comunidade estudantil. “Acredito que é importante ter voz e dar voz às necessidades dos alunos. Pretendo conversar muito com os estudantes e buscar o consenso em todas as demandas”, assegura.

A representante discente da Graduação no Consu, Daniela Barbosa, acredita na importância dos alunos terem voz no Consu
A representante discente da Graduação no Consu, Daniela Barbosa, acredita na importância dos alunos terem voz no Consu

Ao dar as boas-vindas à Daniela, o reitor Marcelo Knobel destacou a importância de os representantes discentes participarem dos debates que ocorrem durante as reuniões do órgão máximo de deliberação da Universidade. Para ele, é fundamental os alunos procedentes das mais variadas formas de ingresso e que estão chegando na Universidade terem voz no Consu. "É importante e fundamental para o debate de ideias que os estudantes participem", atesta.    

 

REPRESENTANTES DISCENTES DA GRADUAÇÃO – CONSU 

Titulares
Lucas Marques de Almeida – IFCH
Daniela Patrícia Villegas Barbosa – IEL
João Luís Saraiva Moraes Abreu – IE
Ester de Paula Moraes – IA
Carlos Alberto Rodrigo da Silva – FE

Suplentes
1º - Quirino Pinto Lucas – IFCH
2º - Rafaella Malafaia Algodoal da Silveira – FEF
3º - Marinaldo Almeida Costa – IEL
4º - Anna Emília Limongi de Vasconcelos Paiva – IA
5º - Juliano Costa Carvalho - FCA