GAIA expõe obras de 17 professores do Instituto de Artes da Unicamp

Autoria
Exposição "Poéticas e Pesquisa"
Inauguração da exposição "Poéticas e Pesquisa" foi no dia 27 de novembro

Vídeos, esculturas, fotografias, pequenas instalações e desenhos são alguns dos suportes dos trabalhos expostos, de 27 de novembro a 17 de dezembro, na Galeria de Arte do Instituto de Artes (GAIA) da Unicamp. A exposição “Poéticas e Pesquisa” é composta por obras de 17 professores do Programa de Pós-Graduação do IA, e compreende temáticas variadas.

Para Luise Weiss, coordenadora da GAIA, a mostra é um momento significativo tanto para os docentes como para os alunos, que têm a oportunidade de conhecer uma parte do trabalho de quem está sempre junto a eles, os professores, estabelecendo um diálogo vivo. “O fato de poder ver uma exposição com alguns trabalhos de professores estimula uma conversa. Em sala de aula, às vezes é complicado envolver a sua produção pessoal, a preferência é olhar para o trabalho deles”, afirma.

Luise Weiss, coordenadora da Galeria do Instituto de Artes
Luise Weiss ressalta espaço da Galeria como fundamental para a interação entre comunidade acadêmica

Os espaços de arte para que essas exposições ocorram, como a GAIA, são importantes para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, destaca Luise. “É um espaço fundamental, e abre possibilidade para pensar projetos com público externo à universidade”.

Além disso, conforme observa o docente do Programa de Pós-graduação em Multimeios e membro do conselho do GAIA, Mauricius Farina, a arte é uma forma de conhecimento tanto quanto os artigos acadêmicos e as publicações escritas. “É importante mostrar para a comunidade a materialidade da nossa pesquisa, não só os papers que a gente escreve”.

Segundo o professor, que é um dos artistas integrantes da exposição, a arte é fundamental em uma sociedade. “O espírito do tempo está sempre naquilo que os artistas produzem. Os países que valorizam a arte valorizam a educação e a saúde. Quando eu vou num museu, eu também estou vendo a cultura. A arte é uma coisa pública, que enriquece, não é uma coisa fechada em si mesma. A arte dá sentido à vida, e não está fora da vida. A vida e a arte são a mesma coisa”.

Professor Mauricius Farina
"A arte dá sentido à vida", diz professor Mauricius Farina

“Poéticas e Pesquisa”

No painel de apresentação da “Poéticas e Pesquisa”, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Maria de Fátima Couto, resume a proposta da exposição: “A mostra revela a diversidade do trabalho desses artistas-pesquisadores, que lutam para que a universidade seja reconhecida como um lugar propício à criação e à imaginação e para que a arte seja reconhecida como um meio potente de conhecimento e de transformação social”. A ideia, dessa forma, é assinalar que a pesquisa científica também pode ser realizada poeticamente.

Confira a ficha das 17 obras expostas:

Cesar Baio

Padrões Anômalos

(Estudo 1 - Drake Circus)

Vídeo, 10 min.

Edson Reuter

Nuvens reticuladas

Impressão sobre tecido

Nuvens reticuladas

Placa de MDF revestido usinado em máquina CNC

Eduardo Paiva

Terra e Semente

Documentário sobre a obra e processo criativo da artista plástica Fúlvia Gonçalves.

Ernesto Giovanni Boccara

Oxímoros

Instalação: Modelagem em argila- ponto de osso, pintura em tinta acrílica fosforescente, argila expandida.

2017 - 2019

Filipe Salles

Metamorfose digital

Gilberto Alexandre Sobrinho

PARDO

Videoarte, 3 min.

Direção, roteiro, concepção e imagens: Gilberto Alexandre Sobrinho.

Edição e finalização de som e imagem: Marina Pires.

Haroldo Gallo

Registro gráfico de uma vivência espacial em Portugal

Desenhos

2014 - 2015

Ivanir Cozeniosque

Sinfonia I, II, III

Fotografias digitais impressas em papel Kodak

Luise Weiss

Passagens

Livro de artista

Xerox e recortes

Márcio Périgo

Tupi Guarani

Assemblagem

Nacos e pedaços

Gravura em metal - água-tinta e buril

Tupi

Gravura em metal - água-tinta

Marta Strambi

Infrutescência

Tecido, 87 peças de porcelana queimada em oxidação a 1280°C

Molotove-me

(objeto/performance)

Capacete de metal, tecido e 10 peças de porcelana queimada a lenha a 1320°C

Semente-me

Tapete de grama natural, jornal e sementes

Mauricius Farina

Fotografia falada

Fotografia em papel de algodão com pigmento mineral

Paulo Cesar Teles

Ponto G

Instalação interativa multimídia

Objeto luminoso, notebook sobre mesa.

2018-2019

Rachel Zuanon

[POR NÃO SER EXISTINDO]: Displacements Towards Empathy

Instalação interativa, Videodocumentação