Unicamp aplica, no próximo domingo (1/12), prova do Vestibular Indígena para 1.600 estudantes

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai aplicar, no próximo domingo, 1º de dezembro, a prova da segunda edição do Vestibular Indígena da Universidade. O exame será aplicado em seis cidades do país: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. A prova terá início às 13 horas e deverá ser considerado o horário local. Estão inscritos 1.675 candidatos, de diferentes etnias e regiões do Brasil. A Comvest orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13 horas, impreterivelmente. A duração da prova é de cinco horas

O que levar: o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Água e pequenas embalagens de alimentos deverão ficar no chão, junto à carteira. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

Atenção: os candidatos deverão entregar, no dia da prova, a via original da Declaração de Etnia e Vínculo com Comunidade Indígena ou uma cópia, juntamente com a apresentação do original, do RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), conforme Edital que está disponível na página eletrônica da Comvest.

Ficam desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, 10 questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de Redação (de um total de 25 pontos).

Este ano, houve ampliação das vagas oferecidas por essa modalidade de ingresso, que passaram de 72 para 96. Também houve a inserção de sete novos cursos. As duas cidades com maior número de inscritos para realizar a prova são do Amazonas: Tabatinga, com 837 candidatos e São Gabriel da Cachoeira, com 513 inscritos. A cidade de Tabatinga foi inserida no Vestibular Indígena esse ano.

Os cursos mais procurados são: Enfermagem (398 inscritos), Farmácia (165), Pedagogia (103), Nutrição (95), Administração (88), Educação Física (82), Ciências Biológicas (55), Administração Publica (49), Educação Física Noturno (47) e Engenharia Elétrica (46).

Inscritos por cidade

Inscritos

Variação

Bauru-SP *

Campinas-SP

Caruaru-PE *

Dourados-MS

Manaus-AM **

Recife-PE **

São Gabriel da Cachoeira-AM

Tabatinga-AM *

* Novas cidades de realização da prova.
** Cidades onde não haverá aplicação da prova do Vestibular Indígena 2020.

Calendário- Vestibular Indígena 2020

2/09/2019 a partir das 9h

Início das inscrições, com preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no endereço www.comvest.unicamp.br mediante cadastro de nome de usuário e senha individuais.

Das 9h do dia 9/09/2019 às 18h do dia 16/09/2019

Prazo para envio de arquivo digital para a prova de Habilidades Específicas para o curso de Música no endereço www.comvest.unicamp.br.

30/09/2019 às 17h

Data final de inscrição

09/11/2019

Convocação para as Provas e divulgação do endereço completo do local em que os candidatos devem comparecer para realizá-las. Essas informações estarão disponíveis exclusivamente na internet, no endereço www.comvest.unicamp.br.

01/12/2019 às 13h (horário local)

Aplicação das Provas nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

6/01/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e da lista de espera, exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

Das 9h do dia 07/01/2020 às 17h do dia 16/01/2020

Matrícula dos convocados em 1ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

20/01/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

Das 9h do dia 21/01/2020 às 17h do dia 30/01/2020

Matrícula dos convocados em 2ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br.

3/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

Das 9h do dia 4/02/2020 às 17h do dia 13/02/2020

Matrícula dos convocados em 3ª chamada (virtual) exclusivamente em www.comvest.unicamp.br

17/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 4ª chamada, feita exclusivamente pela internet, no endereço www.comvest.unicamp.br.

27/02/2020 das 9h às 12h, presencialmente

Matrícula Presencial dos convocados em TODAS as chamadas anteriores, na Unicamp, em local a ser informado na página www.comvest.unicamp.br.

28/02/2020 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 5ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

06/03/2020 das 9h às 12h, presencialmente

Matrícula dos convocados em 5ª chamada. Matrícula presencial, na Unicamp, em local a ser informado na página www.comvest.unicamp.br.

Audiodescrição: montagem com duas fotos, sendo, em primeiro plano, imagem em perspectiva, de cima para baixo e de busto, jovem em sala de aula sentada em carteira escolar de braço fazendo prova. Ela escreve em folhas de papel com caneta esferográfica, segurando-a com a mão direita e mantendo a cabeça baixada, olhando a prova. Ela veste blusa de alças estampada com flores. A outra imagem, sobreposta em marca d'água, ocupa toda a imagem e traz traços geométricos indígenas, em formato de setas. Imagem 1 de 1.

Comunidade Interna