Diretoria Executiva de Relações Internacionais inaugura nova sede

 

Equipe da Deri durante cerimônia de inauguração da nova sede
Equipe da Deri durante cerimônia de inauguração da nova sede 

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) inaugurou sua nova sede na manhã de sexta-feira (8/11), em um espaço ao lado do novo prédio da Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest). O local possibilitará as ações conjuntas dos serviços do escritório internacional nas áreas de convênios, mobilidade internacional e visitas de representantes de outras universidades estrangeiras.

O novo espaço abrigará ainda o Observatório Latino-Americano (OLA) que tem a proposta de dar visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a temáticas latino-americanas. Também terá uma área para o programa Unicamp Internacional, formado por um grupo de alunos da própria universidade  que atua no auxílio e recepção aos alunos internacionais antes, durante e após sua estadia no Brasil. 

Durante a cerimônia, o diretor de Relações Internacionais, professor Mariano Laplane agradeceu a todos que tornaram aquele momento possível. “Gostaria de agradecer a todos pela presença e dizer que é um momento muito aguardado e que podemos comemorar, pois na mesma semana saiu a conclusão do processo de certificação da Deri e agora a nova sede. Isso é importante, pois nos dá os meios para poder cumprir nossa missão na Universidade”, disse. Laplane enfatizou o fluxo constante e crescente de trabalho, e do quanto outras universidades estrangeiras, empresas, cidades de outros países estão reconhecendo a Universidade e mostrando que ela tem a oportunidade de atravessar esse momento difícil e que continuará crescendo e fazendo um Brasil melhor.

Reitor Marcelo Knobel e André Von Zuben: acordo de cooperação internacional
Reitor Marcelo Knobel e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campinas, André von Zuben assinam, acordo de cooperação internacional

Cooperação internacional - Na oportunidade, foi assinado um acordo de cooperação entre a Unicamp e a Prefeitura de Campinas. Ato em que o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social, Turismo, André von Zuben representou o prefeito de Campinas Jonas Donizette. O acordo prevê a colaboração em atividades de interesse mútuo que tenham o objetivo de promover ações de internacionalização e de cooperação internacional. Segundo o secretário, a Prefeitura de Campinas, definitivamente, abriu as portas para a internacionalização. “A Prefeitura de Campinas decidiu se abrir para o mundo, fazer política internacional, nós temos um departamento que cuida de relações internacionais, poucas cidades têm isso, nós temos essa política e temos cidades irmãs e todos os continentes, e estamos sempre em cooperação com a Universidade, há uma sinergia e podemos potencializar, as melhores universidades do mundo”, afirmou. 

O reitor da Unicamp professor Marcelo Knobel também parabenizou a Deri pelas novas instalações. “Temos a alegria de inaugurar um espaço novo, pois a Deri ficava em um lugar improvisado e ficou por muitos anos porque havia uma proximidade maior com a reitoria, porém não havia lugar nem para uma reunião, agora nessa nova sede haverá ações mais efetivas o que é muito bom”, comentou.

Imagem de capa

Descerramento da placa da nova sede da Deri
Descerramento da placa da nova sede da Deri