Unicamp anuncia Empreendedor do ano 2019

A Agência de Inovação Inova Unicamp anunciou ontem, dia 24 de outubro, que Lincoln Ando, CEO e cofundador da idwall, foi escolhido Empreendedor do Ano 2019, reconhecimento destinado aos ex-alunos fundadores das empresas-filhas da Unicamp. O anúncio foi feito durante o 14º Encontro Anual Unicamp Ventures, quando os três empreendedores finalistas realizaram os pitches com os cases vencedores nas categorias impacto social, maior crescimento e inovação.

Ando foi o vencedor na categoria inovação e se destacou com o case da startup idwall, que auxilia outras empresas a automatizar processos de cadastro, evitando fraudes credenciais em processos de compra online. “Nossas soluções automatizadas de Background Check, leitura de documentos e biometria facial permitem que as empresas aprovem clientes idôneos mais rapidamente e mantenham-se longe de riscos de fraude, enquanto ainda garantem a obediência aos compliances e regulamentações de seu setor de atuação”, explicou Ando.

No mesmo dia, a empresa anunciou que recebeu o investimento do fundo de inteligência artificial da Qualcomm Ventures, braço financeiro de uma das maiores fabricantes globais de processadores para smartphone, sendo a primeira empresa latino-americana a receber o aporte deste grupo.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT Unicamp), Ando contou durante o Encontro Unicamp Ventures que essa foi a sua terceira tentativa de empreender, sendo que sua vivência em outros mercados o auxiliou a entender melhor o problema que a startup soluciona de forma a construir uma empresa mais sólida para escalar rapidamente. Ao receber o prêmio, Ando também agradeceu o reconhecimento e contribuições na formação da Unicamp. “Eu comecei a desenvolver projetos desde a graduação, dois deles, por exemplo, não deram certo e essa é a minha terceira tentativa. Para mim, empreender é um processo de tentativa e erro, um aprendizado constante, o qual a Unicamp teve um papel muito importante na minha trajetória com o apoio de professores relacionados às áreas de empreendedorismo e desenvolvimento de projetos, que também me incentivaram a empreender. Agradeço pelo reconhecimento e apoio da Unicamp e espero que mais empresas-filhas possam surgir nos próximos anos.”, comemorou o novo Empreendedor do Ano.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Agência de Inovação Inova da Unicamp.   

Confira reportagem realizada pela TV Unicamp. 

Imagem de capa

Lincoln Ando, CEO da idwall e ex-aluno da Faculdade de Tecnologia, foi escolhido entre os fundadores das empresas-filhas da Unicamp
Lincoln Ando, CEO da idwall e ex-aluno da Faculdade de Tecnologia, foi escolhido entre os fundadores das empresas-filhas da Unicamp