Vídeos sobre atuação dos centros e núcleos da Unicamp são lançados

Autoria
Lançamento Minuto Cocen
Parte da equipe do Cocen, durante lançamento da série de vídeos, em cerimônia intitulada "21 Centros e Núcleos, 21 vídeos, 21 anos"

Com a proposta de ampliar o conhecimento sobre o que é realizado na Unicamp, foram lançados na terça-feira (22), os 21 vídeos relativos à atuação dos centros e núcleos da Universidade. O material audiovisual foi uma iniciativa da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (Cocen), e marca os 21 anos da Coordenadoria, comemorados em 2019. A direção dos vídeos foi da coordenadora do Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel.

Cada vídeo tem cerca de um minuto, com uma linguagem didática e acessível, o que, conforme Ana Carolina, possibilita a difusão das pesquisas para além da comunidade universitária. “Não é um linguajar hermético, acadêmico, nós tentamos trazer na fala dos entrevistados a atuação dos centros e núcleos para um público amplo”, observa. Para a coordenadora do Cocen, a ideia de realizar vídeos curtos é para que a informação circule amplamente. “Um minuto todo mundo tem para assistir, é algo muito rápido, muito ágil e muito envolvente”.

Além da divulgação científica, o objetivo da série de vídeos é também de integração entre os 21 centros e núcleos, criando oportunidade para que eles estejam mais conectados. “Muitos colegas de determinados laboratórios e centros desconheciam o trabalho de outros centros e [a partir dos vídeos] até puderam pensar em projetos em parceria”, afirma Ana Carolina.

Ana Carolina Maciel
"É um retorno para a sociedade muito relevante quando a gente sai dos muros da universidade", diz a coordenadora do Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel

A coordenadora do Cocen também ressalta a importância de que as pesquisas e projetos da Unicamp sejam disponibilizados em diversos suportes, entre eles o audiovisual, que é mais acessível. “É um retorno para a sociedade muito relevante quando a gente sai dos muros da universidade”. Assim, a interface entre o conhecimento produzido na Unicamp e a a sociedade torna-se mais nítida. “Nós temos centros núcleos que trabalham, por exemplo, com fármacos, então a pessoa vai na farmácia comprar uma pomada analgésica e pode descobrir que foi desenvolvida na Unicamp”, exemplifica.

A reitora em exercício da Unicamp, Teresa Atvars, esteve presente na cerimônia de inauguração dos vídeos e também destacou a relevância de criar uma comunicação mais rápida e eficiente na Universidade. “Esse projeto se insere na estratégia de ter formas de comunicação que atinjam outros públicos, além dos que a gente se comunica naturalmente, que são os do ambiente acadêmico. Precisamos, sim, comunicar com todos os segmentos da sociedade, por isso esse projeto é muito importante”.

Os 21 vídeos estarão disponíveis no canal da Cocen no Youtube.

Reitora em exercício da Unicamp, Teresa Atvars
A reitora em exercício da Unicamp, Teresa Atvars, salienta a necessidade de uma comunicação eficiente

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola