Desafio Unicamp é reconhecido como melhor prática inovadora do país

O Desafio Unicamp, principal programa de difusão da cultura empreendedora da Universidade, foi reconhecido como a  melhor prática inovadora no país pelo Ranking de Universidades Empreendedoras de 2019. A premiação ocorreu em Sessão Solene na Câmara dos Deputados na última terça-feira, 22, em Brasília.

O programa, que rodou sua nona edição em 2019, é uma iniciativa da Agência de Inovação Inova Unicamp e tem como principais resultados a criação e oito startups de base tecnológica e de uma rede de mais de 120 mentores interessados em auxiliar a universidade em suas atividades inovadoras, além a capacitação de mais de 2,5 mil pessoas. O diretor-executivo da Inova, professor Newton Frateschi, representou a Unicamp na solenidade e comentou sobre o valor do Desafio Unicamp para a Universidade.

“O Desafio é um programa que tem o DNA da Unicamp. Por meio do Desafio, nós divulgamos nosso portfólio de patentes e incentivamos a criação de empresas não só entre os alunos, mas também em toda a comunidade. É um programa de alcance nacional e que tem como ponto positivo a disseminação da educação empreendedora dentro da Universidade”, comemorou Frateschi.

Além do destaque em Boas Práticas de Inovação, a Unicamp também teve um resultado positivo no Ranking de  Universidades Empreendedoras. Neste ano, a universidade subiu uma posição em relação ao ano de 2018, ficando em 2º lugar. O Ranking é preparado durante 9 meses pela Brasil Júnior com a participação de 15.000 estudantes universitários e 123 Universidades das 27 unidades federativas. O 1º lugar ficou com a USP (Universidade de São Paulo).

O Desafio Unicamp se trata de uma competição de modelagem de negócios em que os participantes devem transformar tecnologias da Unicamp em startups. Para isso, durante o programa são ministradas capacitações em empreendedorismo, inovação, metodologia Canvas, treinamento de pitch e mentorias acadêmicas e empresariais. Saiba mais em: www.inova.unicamp.br/desafio

Sobre o Ranking

O Ranking de Universidades Empreendedoras é uma iniciativa da Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, sendo realizada já há 15 anos. Realizado a cada dois anos, o ranking enumera as universidades mais empreendedoras do país a partir de critérios de avaliação como cultura empreendedora, inovação, extensão, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro. O levantamento se propõe a compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. “Queremos que o poder público e toda a população se apropriem dos resultados e insights desse ranking para impulsionar o surgimento de um País mais empreendedor”, declara Lucas Martins, Coordenador Geral do Ranking.

Diploma de premiação

Professor Newton Frateschi na entrega do prêmio na Câmara dos Deputados, em Brasília

Comunidade Interna