Unicamp discute Política de Inovação Institucional em Colóquio

A Política de Inovação Institucional foi o tema de debate aberto ao público na manhã de segunda-feira (21/10), na Sala do Consu. Para o colóquio, foram convidados os membros do Conselho Universitário (Consu) e interessados em geral. O evento integra a programação do Campinas Innovation Festival e faz parte de uma série de debates e seminários fomentados pela Agência de Inovação Inova Unicamp. “Percebemos que, pela grandeza da Universidade, ainda há um desconhecimento por alguns colegas sobre as nossas atividades e até mesmo que a Inova é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unicamp. Razão que estamos nos mobilizando para debater nas unidades o que é e quais os benefícios para a Unicamp em se ter uma Política de Inovação Institucional, proposta junto a um grupo de trabalho da Universidade”, explicou o diretor-executivo da Inova, professor Newton Frateschi.

O diretor enfatizou que, ao se ter uma política institucionalizada, os docentes e pesquisadores terão mais segurança em algumas atividades ligadas à inovação como parcerias com o setor empresarial, incentivos ao empreendedorismo e criação de empresas spin-off. O compartilhamento de laboratórios, distinguindo o que é serviço e o que é pesquisa de desenvolvimento, também seria uma das vantagens da política. “É importante ressaltar que a política proposta garante melhores parcerias com empresas, permite também a possibilidade da criação de mais empresas de base no conhecimento, inclusive geradas na própria universidade, todas com alto impacto socioeconômico positivo sem interferir nas atividades pilares da Unicamp, que são Ensino, Pesquisa e Extensão. É uma segurança a mais para a comunidade, para legitimarmos o que já vem sendo feito, mas de forma criteriosa e às claras”, defendeu Frateschi.

A professora Anapatrícia Morales Vilha, diretora de transferência de tecnologia da Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC (InovaABC) e Fábio Ferreira, diretor adjunto da InovaABC também compartilham da visão sobre os benefícios de uma Política de Inovação institucionalizada. Eles foram convidados a palestrar sobre o processo recente ocorrido na Universidade Federal do ABC. “Desde 2016, com o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que estamos debatendo na UFABC a nossa Política de Inovação, que é extremamente necessária para legitimar nossas atividades enquanto NIT. Isso foi importante para diversos pontos, como, por exemplo, parcerias entre docentes no ambiente empresarial, seja com convênios de Pesquisa e Desenvolvimento ou com a possibilidade de pesquisadores terem um projeto PIPE FAPESP (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas)”, comentou Vilha.

Leia matéria completa no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Profissionais da UFABC que discorreram sobre processo recente de institucionalização da política de inovação

Comunidade Interna