Congresso de Iniciação Científica tem mais de 1,4 mil trabalhos apresentados

Autoria
Edição de imagem

Congresso Iniciação Científica

O número de trabalhos apresentados na 27ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, realizado na semana passada, ultrapassou 1,4 mil. Promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRP), o evento reuniu os estudantes de graduação e ensino médio envolvidos nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) da Unicamp. “É um evento bastante profissional, com uma participação da comunidade bastante positiva”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Munir Skaf, durante cerimônia de abertura no Centro de Convenções da Unicamp. “O nosso moto é Pibic, a pesquisa na Unicamp começa aqui”, completou.

Durante os três dias do evento, de quarta (16 a sexta-feira (18), os estudantes tiveram oportunidade de apresentar seus de pôsteres e assistir palestras sobre temas importantes da pesquisa e da vida universitária. Os trabalhos, sobre os mais diversos assuntos, abrangeram todas as grandes áreas do conhecimento.

mesa de abertura
Daniel Martins de Souza, assessor da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP); Munir Skaf, pró-reitor de Pesquisa, e Daniela Gatti, assessora da Pró-reitoria de Graduação (PRG), compuseram a mesa de abertura do evento

“É preciso que a gente não esmoreça e mostre para a sociedade, e, para os próprios alunos, que a batalha está só começando e que nós vamos segurar esse país”, completou o Skaf, ressaltando o momento de crise pelo qual passa a Universidade e a ciência no país. A assessora da Pró-reitoria de Graduação (PRG), Daniela Gatti,  que compôs a mesa da solenidade ao lado de Skaf e Daniel Martins de Souza, assessor da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP), ressaltou também a relevância do evento para a formação dos estudantes.  

Na sequencia, Paula Dornhofer P. Costa, professora do Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Unicamp e coordenadora adjunta do Museu Exploratório de Ciências (MC) da Unicamp, falou sobre “Ciência dos Dados”. Na palestra, ressaltou a importância da consciência sobre os processos de disponibilização, circulação e utilização das informações na internet.

Prêmio Inova 2019 

Dentro da programação do Congresso, desde 2008, a Agência de Inovação da Unicamp premia trabalhos expostos pelos alunos. Este ano, em especial, a Agência os concorrentes apresentaram seus projetos em forma de pitch. Foram premiados um projeto de cada uma das áreas Biológicas, Humanas e Tecnológicas. Ao todo, cerca de 11 alunos das áreas de Biológicas, Humanas e Tecnológicas disputaram o prêmio.

Leia mais sobre a premiação no site da Agência de Inovação. 

XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp
XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp
XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp
XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp
XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp
Imagem de capa
Congresso de Iniciação Científica

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa