Morre o professor do IQ José Augusto Rosário Rodrigues

Faleceu na manhã da última sexta-feira (11) o professor do Instituto de Química (IQ) José Augusto Rosario Rodrigues. Ele tinha 78 anos. O velório foi realizado no Cemitério Parque Flamboyant, em Campinas, e depois seguiu para Piracicaba, onde foi cremado. 

José Augusto Rosario Rodrigues
José Augusto R Rodrigues ingressou na Unicamp em 1971 

Com aproximadamente 48 anos de carreira dedicados à Unicamp, José Augusto ingressou na universidade em 1971 e atuou como docente ligado ao Instituto de Química até 2011, ano de sua aposentadoria. Desde então, era professor colaborador ligado ao Departamento de Química Orgânica. 

Bacharel pela Universidade de São Paulo, possuía doutorado em Química pela Unicamp e dois estágios de pós-doutorado no Reino Unido, um na Universidade de Liverpool e outro no Imperial College de Londres. Defendeu sua livre-docência em 1999. 

José Augusto desenvolvia pesquisas relacionadas a biocatalisadores e biocombustíveis, além de participar de projetos de inovação tecnológica em pequenas e médias empresas. Em 2017, ele recebeu da Agência de Inovação Inova Unicamp o Prêmio Inventores Unicamp, que reconhece patentes concedidas no Brasil e/ou no exterior por alunos, ex-alunos, professores e funcionários da universidade.