Unicamp aprova auxílio emergencial caso alunos não recebam bolsas do CNPq

Em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira, o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou previamente uma suplementação de recursos orçamentários para concessão de auxílios emergenciais para os bolsistas do CNPq, caso o órgão não consiga cumprir com o pagamento referente aos meses de outubro e dezembro de 2019. A solicitação levada ao Consu pela Comissão de Orçamento e Patrimônio (Cope) é de pouco mais de R$ 4 milhões.

A suplementação aprovada é suficiente para auxiliar emergencialmente um total de 5.730 bolsas: 3.480 de mestrado e doutorado (cada uma no valor de R$ 896, além de dois passes de transporte por dia útil e isenção da taxa de alimentação) e 2.250 de iniciação científica (R$ 400). Se a necessidade do auxílio se concretizar, a medida será oficializada por meio de resolução da Reitoria, depois de devida consulta ao CNPq quanto aos termos a serem utilizados sem prejuízo da instituição ou dos alunos.

Na reunião extraordinária foram aprovadas outras suplementações orçamentárias, uma delas para o Hospital de Clínicas (HC), no valor de quase R$ 11,5 milhões para o restante do ano, a fim de compensar a alta dos custos hospitalares devido à alta inflação médica aliada ao não reajuste da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) desde 2012. É justificado ainda que, em 2017 e 2018, o hospital recebeu R$ 7,3 milhões por ano em emendas parlamentares, contra apenas R$ 4 milhões este ano, comprometendo ainda mais o custeio geral para atender à demanda assistencial.

Foram aprovadas ainda uma suplementação de R$ 750 mil para um projeto de reforma das cabines de força do Centro de Computação (CCUEC) a fim de atender ao processo de expansão do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad-SP); e outra suplementação no valor de R$ 626 mil para higienização de reservatórios de água potável na Unicamp, incluindo agora as 265 casas da Moradia Estudantil.

Reunião do Consu