Outubro Rosa do Caism terá mais de 70 eventos, dentro e fora do hospital

Funcionária do Caism em Outubro Rosa

Começou, nesta terça-feira (1), a intensiva programação do Outubro Rosa do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) da Unicamp. Com mais de 70 atividades dentro e fora do hospital, a campanha pretende atuar na prevenção e desestigmatização da doença. “O câncer de mama é um problema de saúde pública. O objetivo é conscientizar, sem nenhum tipo de preconceito, com a melhor informação disponível”, explicou o Dr. Cássio Cardoso Filho, mastologista e docente do Departamento de Tocoginecologia, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), durante a coletiva de imprensa da campanha, realizada no dia 30 de setembro, no auditório do Caism.

Para Dr. Cardoso, o principal é a conscientização de que não existe uma única causa e nem um tratamento milagroso para o câncer. “O principal risco é desinformação. O câncer tem várias que, geralmente, são somadas. O tratamento nunca é feito com remédio milagroso, são várias estratégias”, enfatizou.

médico fala sobre Outubro rosa no Caism
Dr. Cássio Cardoso Filho fala sobre importância do Outubro Rosa no Caism

Segundo a coordenadora do Outubro Rosa e assistente técnica de direção do Caism, Juliana Moçouçah, a campanha é uma oportunidade de levar para sociedade o conhecimento produzido na Universidade. “Como centro de referência dentro da universidade nos sentimos na obrigação falar à sociedade sobre o conhecimento que produzimos aqui, sobre nossa forma de tratar e nossa filosofia: que é de um atendimento humanizado e integral à saúde da mulher”, afirmou.

Juliana destacou, ainda, os objetivos internos do Outubro Rosa, de valorização dos colaboradores e de humanização do atendimento aos pacientes. Dentre as atividades que compõem a programação, além das atividades lúdicas e culturais, estão oficinas voltadas para o fortalecimento das equipes.

coordenadora do programa
Juliana Moçouçah ressalta a importância do Outubro Rosa para os colaboradores do Caism

De acordo com a coordenadora, a programação foi composta a partir de uma pesquisa realizada entre os colaboradores do Casim. Dentre as novidades, atendendo demanda revelada pela pesquisa, as atividades estará distribuídas por todos os turnos: manhã, tarde, noite e finais de semana. “Pensamos ações que pudessem ser levadas para todo hospital, para todas as equipes envolvidas”, ressaltou.

Acompanhe a programação pela página do Caism no Facebook.

Outubro Rosa no Caism

Outubro Rosa no Caism