Novos docentes participam de programa de acolhimento

Os professores contratados ocupam cadeiras na plateia do auditório e se entreolham fazendo suas apresentações. Na mesa diretora os membros da gestão observam
Novos docentes se apresentam em cerimônia de acolhimento realizada na Sala do Consu

Os professores contratados pela Unicamp desde setembro do ano passado participam da nona edição do Acolhimento de Novos Docentes, com atividades previstas até quarta-feira, (21). O programa é organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [ea]2. A abertura foi na sala do Conselho Universitário na manhã de segunda-feira, (19), com a apresentação institucional da Unicamp, suas pró-reitorias e demais serviços.

O reitor Macelo Knobel fez um panorama geral sobre a instituição, passando por assuntos como a autonomia com vinculação orçamentária, formas de ingresso, permanência estudantil, inovação, extensão, assistência na área da saúde e desafios. Da mesma forma a coordenadora geral Teresa Atvars explicou sobre as atribuições da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), sobretudo o Planejamento Estratégico e a Avaliação Institucional.

Os novos professores também puderam contar um pouco sobre suas trajetórias profissionais. Foram contratados 63 docentes no último ano, incluindo os professores temporários. Boa parte tem em sua história passagens pela Universidade. Há vinte anos Lígia Antunes Corrêa integrava a turma 99 da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, para onde retorna como docente. “Feliz em estar de volta”, ela resumiu. Ligia espera fortalecer a área de reabilitação cardíaca na FEF.

Diego Samuel Rodrigues também retorna à Unicamp, mas na Faculdade de Tecnologia (FT) em Limeira, onde foi aluno nos tempos do “Centro Superior de Educação Tecnológica” (Ceset). “Acho fundamental ter esse contato com as pró-reitorias para a gente conhecer as atividades e para poder contar com os serviços oferecidos, além de dar a nossa contrapartida para manter a Unicamp num nível de excelência”, afirmou.

na metade esquerda da foto aparece o professor Diego e na metade direita a professora Suzimar. Ambos aparentam felicidade e disposição
Os professores Diego Rodrigues e Suzimar Fusco: alegria e disposição para compor quadro de docentes da Unicamp

Os novos professores foram convidados a participar da programação de três dias que inclui miniconferências, oficinas, mesas-redondas e apresentações. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, o objetivo do programa de acolhimento é ajudar os professores a entender melhor a instituição, além de promover a interação entre os novos docentes. “Esse contato ajuda o professor a encontrar seus pares de evolução, criando um procedimento de ajuda mútua, elemento da vitalidade do corpo docente”, destacou.

A pró-reitora foi responsável por uma oficina e uma miniconferência, tratando de assuntos da docência. Na miniconferência falou sobre como qualificar o ensino de Graduação na Unicamp. “Discuto o aprender e ensinar, pensando sobre quão próximos ou distantes os novos docentes estão dos alunos. O objetivo é discutir com eles o alinhamento com as proposições que nós temos na Unicamp, voltadas ao ensino mais híbrido, utilizando mais recursos eletrônicos e de uma aprendizagem mais colaborativa e baseada em projetos, que possa integrar mais disciplinas”.

A professora Soely Polydoro, responsável pelo [ea]2, ressalta o quanto é importante apresentar o espaço aos novos docentes como “uma grande sala dos professores”. No evento ela debateu o perfil dos estudantes de hoje na Unicamp e sobre metodologias ativas que favorecem outra concepção de docência, de parceria com o aluno. O [ea]2 vai oferecer, ao longo do segundo semestre, um espaço de discussão para as práticas docentes, conduzido pela professora da Faculdade de Educação Ana Aragão, destacou a coordenadora.

Para quem vem de fora principalmente, o programa de acolhimento já está ajudando bastante. Suzimar Benato Fusco era funcionária da Unesp e foi contratada em agosto como professora do curso de enfermagem. “Fui muito bem acolhida desde o dia que cheguei.  O momento hoje é de entender onde estou inserida e como posso alinhar a minha vinda ao que a universidade espera de mim”, pontuou.

imagem da mesa diretora com membros da administração central
Mesa-diretora da cerimônia de acolhimento na Sala do Consu

Na metade esquerda da foto está Eliana Amaral e na outra metade Soely Polydoro
A pró-reitora de Graduação Eliana Amaral e a coordenadora do [ea]2, Soely Polydoro: espaço de aprendizagem como sala de professores