Editora da Unicamp ganha sede na Biblioteca Central

mulher vitrine com livros

Foi inaugurada nesta segunda-feira (24) a nova sede da Editora da Unicamp. Localizada no terceiro andar da Biblioteca Central Cesar Lattes, o espaço foi reformado para receber os funcionários da Editora. “Essa mudança de espaço simboliza uma nova etapa da Editora, com novos processos, novas metas e vontade de tornar a Editora cada vez mais forte”, afirmou sua diretora executiva Márcia Azevedo de Abreu.

Na cerimônia de inauguração, o reitor Marcelo Knobel ressaltou a importância de Editora para a Universidade. “As editoras universitárias são fundamentais. A Editora da Unicamp é moderna, atuante e tem conseguindo números expressivos, apesar das dificuldades do mercado editorial. A melhoria do espaço físico visa proporcionar melhores condições de trabalho para seus funcionários e, revitalizando a infraestrutura, aumentar ainda mais seu impacto”, afirmou Knobel.

autoridades falam em pé
Teresa Atvars, Marcelo Knobel e Márcia Azevedo de Abreu falam na cerimônia de inauguração

Teresa Atvars, coordenadora geral da Unicamp, lembrou em sua fala a importância atribuída por Zeferino Vaz ao prédio da Biblioteca Central. “Ele dizia que os prédios da Universidade deviam ser bastante simples e funcionais, mas que a Biblioteca Central deveria ser um edifício monumental e no centro da Universidade”, pontuou.

“Ter uma editora universitária forte é central para que a universidade cumpra seu papel de produzir e difundir o conhecimento”, destacou Marcia Azevedo de Abreu. Para ela, o novo ambiente reflete essa força. “A universidade pública e a pesquisa estão sob ataque, neste momento, no Brasil. A Editora é um lugar importante de resistência e de fortalecimento do papel da universidade pública como produtora de conhecimento”, enfatizou.

nova sede da editora da Unicamp
Nova sede da Editora da Unicamp na Biblioteca Central César Lattes
Equipe da Editora acompanhou a cerimônia

Comunidade Interna