Purãga Pesika, um encontro de boas-vindas

Com a deixa “Falar de povos indígenas na universidade pública é um ato de resistência”, a jornalista da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Juliana Sangion, abriu a exibição do documentário “Purãga Pesika – um encontro de boas-vindas” na noite de quarta-feira, dia 12 de junho, no Sesc-Campinas. Ela dirigiu o filme durante a aplicação das provas do primeiro vestibular indígena da Unicamp. A viagem a São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas – local com maior número de inscritos para o exame, realizado no final de novembro de 2018 – resultou em uma produção de 71 minutos que mostra o cotidiano de alguns estudantes que participaram desse marco histórico, as expectativas em relação à prova e à vida universitária. O lançamento do vídeo, produzido pela Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) em parceria com a Comvest, teve presença de público externo e dos próprios estudantes indígenas que participaram da produção.

Juliana Sangion, jornalista da Comissão Permanente para os Vestibulares e diretora do documentário
Juliana Sangion, jornalista da Comissão Permanente para os Vestibulares - Comvest e diretora do documentário

O nome do filme, na língua Nheengatu, significa “bem-vindos”. Nesse contexto, José Alves de Freitas Neto, coordenador da Comvest, salienta “a experiência inédita da Unicamp em buscar maior representatividade entre seus estudantes e o esforço dos indígenas em se preparar e, ao serem aprovados, vir à universidade”. Juliana Sangion explica que a conclusão do documentário veio após alguns meses. “Não sabíamos quais estudantes passariam na prova, por isso foi necessário acompanhar o que aconteceu com cada personagem e como começou, de fato, a vida universitária de alguns deles”. Ela destaca ainda que a proposta do filme não foi apenas registrar o primeiro vestibular indígena da Unicamp, mas “ser uma ferramenta de discussão de questões como inclusão e diversidade dentro do cenário social e político do país”.

José Alves de Freitas Neto, coordenador da Comvest
José Alves de Freitas Neto, coordenador da Comvest

Cássio Quitério, responsável pela programação de cinema e literatura do Sesc-Campinas, explica o interesse em sediar a estreia do documentário, já que o espaço tem programação regular de produções audiovisuais locais e alternativas ao circuito comercial. “Nossa proposta é permitir que conteúdos acadêmicos possam chegar a outros públicos e despertar reflexões”, comenta. “Purãga Pesika” já está disponível no canal da TV Unicamp no Youtube e, em breve, vai ser exibido no Canal Universitário Campinas e em TVs parceiras.

Cássio Quitério, responsável pela programação de cinema e literatura do Sesc-Campinas, com Juliana Sangion
Cássio Quitério, responsável pela programação de cinema e literatura do Sesc-Campinas, com Juliana Sangion

O desafio de produzir e aplicar as provas

São Gabriel da Cachoeira fica a 850 quilômetros de Manaus, no meio da Floresta Amazônica. O clima úmido e quente e o transporte dentro das comunidades foram alguns desafios enfrentados pela equipe durante a expedição. Kleber Pirota, coordenador de Logística da Comvest, destaca que, além de “guiar” a equipe na produção audiovisual, tinha a responsabilidade com a segurança das provas impressas e a com aplicação das mesmas, dias depois de embarcar no Aeroporto de Viracopos. “Ao ver essas imagens, revivo uma experiência ímpar”, comemora o professor. Na produção do filme, Juliana foi acompanhada também por João Ricardo Boi, cinegrafista da TV Unicamp. “O trabalho começava às 5h e terminava à meia noite, entre deslocamentos, captação de imagens e depoimentos”, comenta. Antonio Scarpinetti, fotógrafo da Ascom, fez imagens de apoio para o documentário e voltou também com um amplo acervo fotográfico da viagem, que resultou em exposição. “Visitar  comunidades, navegar pelo Rio Negro e vivenciar outras culturas compuseram uma experiência inesquecível para todos nós”, conclui.

Kleber Pirota, coordenador de Logística da Comvest
Kleber Pirota, coordenador de Logística da Comvest

Na tela e nas salas de aula

Eládio Tavares com esposa ao lado e filha no colo – estudante de História
Eládio Tavares e família – estudante de História

“Tive muita saudade da minha família no começo, mas agora estou adaptado. Pretendo voltar à comunidade para aplicar o conhecimento adquirido”

Daniela Patrícia – estudante de Estudos Literários
Daniela Patrícia – estudante de Estudos Literários

“Já consigo, após um semestre, digerir essas descobertas e novidades que os professores nos trazem. O vestibular indígena é um sonho realizado”

Making of

Equipe de jornalismo da SEC e Comvest durante gravação na comunidade Yamado
Equipe de jornalismo da SEC e Comvest durante gravação na comunidade indígena Yamado

 

Ouça os PodCasts

Juliana Sangion

José Alves de Freitas Neto

Kleber Pirota

João Ricardo Boi

Antonio Scarpinetti

Assista ao trailer

Assista ao documentário, na íntegra

Duração: 70min39seg
Gênero: Documentário
Roteiro e Direção: Juliana Sangion
Imagens: João Ricardo Boi
Montagem e edição: Kleber Casablanca
Imagens de apoio: Antonio Scarpinetti e Ricardo Adorno

Imagem de capa

Purãga Pesika, um encontro de boas vindas
Purãga Pesika, um encontro de boas vindas