Quando o assunto é redação

Não só de conhecer os cursos oferecidos pela Unicamp compõe a programação da UPA 2019. Dois eventos trataram de auxiliar os visitantes interessados em conhecer mais sobre como desenvolver uma redação aceitável pelas bancas examinadoras tanto de vestibulares quanto do Enem. No Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) aconteceu o lançamento do livro Vestibular Unicamp - Redações 2019, que trata da seleção das 30 melhores redações do último vestibular da Universidade, publicado pela Editora da Unicamp. Na Faculdade de Educação (FE), a Oficina de Redação para o Enem trouxe dicas e estudo de casos para alcançar a nota mil nos temas propostos pelo Exame.

Higor Mendes Garcia foi um dos primeiros visitantes a adquirir o livro no estande da Editora no IEL  e estava na fila para colher o autógrafo dos autores. “Será uma referência pra mim e vou utilizar para entender como as melhores redações foram desenvolvidas”. Estudante do terceiro ano do Técnico em Administração do Instituto Técnico de Barueri, Garcia irá estrear este ano na maratona de vestibulares para concorrer a uma vaga na Unicamp, em Engenharia Civil ou na USP, em Ciências Contábeis.

Uma das autoras das 30 melhores redações do Vestibular 2019 é Lídia Nara Gomes. “Fui sincera ao escrever. Pra mim não foi apenas um tema de redação, mas o que eu penso e defendo na minha vida”, afirmou a caloura de Medicina da Unicamp referindo-se à temática dos Direitos Humanos. Sua redação escolhida para compor o livro versava sobre um abaixo-assinado de estudantes de Ensino Médio que requeria da direção da escola um posicionamento frente uma professora acusada de doutrinação. “Sempre tive atração pelo tema dos Direitos Humanos e acredito que é preciso pensar e defender essa causa”, enfatiza.

Oficina de Redação

Jairo Andrade é advogado na Área de Direito do Trabalho e resolveu voltar aos bancos universitários para cursar Engenharia Ambiental e, assim, melhorar o seu desempenho profissional. “Acredito que a redação foi um espaço para a defesa da liberdade de expressão e o que fiz foi utilizar os textos propostos e seguir os critérios exigidos pela banca”, destacou Andrade. Infelizmente, ele precisou trancar a matrícula por conta da distância entre Barra Bonita, sua cidade natal, e Limeira. No entanto, o advogado mantém um projeto social voltado para ministrar oficinas de redação para estudantes de Ensino Médio de escolas públicas que, segundo ele tem auxiliado muitos a desenvolver argumentação em textos.

Não é hora de inovar – O professor Leandro Thomaz de Almeida é, atualmente, professor especialista visitante no curso de Pedagogia da Unicamp. Na UPA 2019, ele trouxe algumas dicas importantes para quem deseja elaborar uma boa redação no Enem. A Oficina de Redação faz parte de suas atividades na Faculdade de Educação e mostrou aos estudantes que a redação não deve ser um momento de inovar. “O que se espera é que o candidato corresponda ao que se pede”, enfatizou.

Uma primeira dica é a leitura atenciosa do enunciado. Um aspecto fundamental para se entender a proposta e as exigências da banca examinadora. “Em uma leitura rápida e apressada não se consegue perceber que há, pelo menos, oito exigências para desenvolver o texto”, explica o professor.

Num segundo momento deve-se atentar à coletânea de textos de apoio. As redações não precisam, necessariamente, se restringir aos textos. A construção dos argumentos deve ter referências culturais, de autores consagrados, enfim um repertório adquirido pelo candidato ao longo da sua trajetória estudantil.

Dicas do professor Leandro

- Leitura atenta e cuidadosa do enunciado;

- Cuidar de fazer o que pede a banca examinadora;

- Não é o momento de fazer diferente ou chamar atenção;

- Não utilizar somente os textos de apoio para desenvolver o raciocínio;

- Desenvolver o texto baseado em conhecimento pessoal;

- Ler o Edital do Enem sobre a expectativa da banca corretora;

- Não colocar identificação como nome ou fazer desenhos na prova.

 

 

 

Imagem de capa

Oficina de Redação
Oficina de Redação para Enem na Faculdade de Educação