Festival da Educação Física envolve graduação e escolas públicas

Autoria

menino saltando em pista de atletismo

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) tematizaram a 6ª edição do Festival de Educação Física, na última semana. O evento recebe anualmente cerca de 150 estudantes de escolas públicas de Campinas, para participar de atividades desenvolvidas por alunos de graduação da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. O programa é parte da disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental, ministrada pela professora Helena Altmann.

“O objetivo é proporcionar aos estudantes uma experiência prática ministrando aulas de educação física para crianças. É também uma oportunidade de trazer a escola pública para dentro da universidade. É uma atividade de extensão, ligada ao ensino, gratuita, onde oferecemos um pouco do que os estudantes aprendem e eles praticam esse conhecimento de forma concreta”, explicou Helena Altmann.

professora
“É uma experiência concreta de ensino para os estudantes e uma forma de abrir a universidade para essas crianças”, afirmou a professora Helena Altmann

Para Leonardo Souza e João Gabriel Baptistotti, que ficaram incumbidos da coordenação geral do Festival, o evento mostrou novos aspectos da profissão com diferentes desafios. “Organizar horários, fazer escalas, entrar em contato com escolas, toda essa logística burocrática foi muito legal poder conhecer”, afirmou João Gabriel. Para eles o evento foi também uma oportunidade de levar para fora da Universidade o que aprendem na sala de aula. “No momento político vivido pelo país, o Festival é também uma forma de mostrar que a gente não balbúrdia, não bagunça, que a gente é muito importante e a gente pode acrescentar muito para a sociedade”, pontuou Leonardo.

estudantes de educação física
João Gabriel Baptistotti e Leonardo Souza são estudantes de Educação Física e fizeram a coordenação do evento

Lorraine Barbosa de Oliveira, de 9 anos, aluna da professora Daniele Medeiros, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto, estava encantada com a Unicamp. “As pessoas são legais, simpáticas. O lugar é bem legal e espaçoso para brincar. Tem também bastante lugar para estudar. Dá para fazer bastante coisa aqui”, disse Lorraine.

menina de uniforme escolar
Lorraine Barbosa de Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto, ficou encantada com a Universidade

Sua professora, formada pela FEF e doutoranda da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, faz questão de trazer seus alunos para a Unicamp sempre que tem oportunidade. “O bairro em que os meus alunos moram não tem nenhum dispositivo de lazer gratuito para as crianças. Usufruir do espaço da Unicamp é muito interessante para eles. Procuro sempre proporcionar a eles contato com o que Campinas oferece, para que eles se apropriem”, afirmou Daniele.

professora fala
Daniele Medeiros é doutoranda da FE e professora da rede municipal

As atividades foram propostas pelos alunos da disciplina e buscaram congregar atividades físicas a reflexões sobre os ODSs. “Acredito que a partir da imersão na atividade corporal é possível um aprendizado por outras vias”, comentou Alexandre Etchebere, cujo grupo propôs uma reflexão sobre a vida na água a partir de um jogo. “O processo foi muito rico para nós. Criamos um jogo baseando em um jogo de tabuleiro. Precisamos pensar como a atividade poderia ser elaborada e tematizada de diferentes formas e propor maneiras de fazer o jogo acontecer”, contou.

estudante
Alexandre Etchebere, estudante da FEF falou sobre os desafios da experência

Além das crianças do Ensino Fundamental, o Festival recebeu esse ano alunos do Ensino de Jovens Adultos (EJA). De acordo com Helena Altmann, receber esses alunos, com faixas etárias e experiências corporais muito distintas, agrega ainda diferentes desafios para os estudantes da Educação Física.

Crianças fazem esgrima com espadas de papel
Reflexão sobre os ODSs é feita através do jogo
Crianças que contato com equipamento de atletismo pela primeira vez
Crianças confeccionam espadas de papel para aula de esgrima