Cruesp eleva proposta de reajuste para 2,2%

COMUNICADO CRUESP nº 03/2019

São Paulo, 16 de maio de 2019

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP), em reunião realizada com o Fórum das Seis na data de hoje, elevou a proposta de reajuste de 1,8% para 2,2% a partir do dia 1º de maio, nos salários dos servidores técnicos administrativos e docentes das três instituições.

Por solicitação do Fórum das Seis, haverá reunião no dia 27 de maio para conclusão das negociações. Após esta data, a USP e a Unicamp apresentarão o índice de reajuste proposto pelo CRUESP aos seus respectivos Conselhos Universitários para homologação. Por isso, não será possível processar a folha de pagamento em maio, já com reajuste.

O CRUESP propôs também o acompanhamento conjunto da evolução da arrecadação de ICMS do Estado de São Paulo ao longo do 1º semestre e meados do 2º semestre, considerando o cenário de incertezas pelo qual passa o país. Caso a arrecadação até o final de setembro atinja 80 bilhões, para uma arrecadação projetada ao ano de 108,2 bilhões, nova reunião do CRUESP com o Fórum das seis fica desde já agendada para a 2ª quinzena de outubro.

Especificamente no caso da UNESP, como a prioridade é garantir o pagamento do 13º salário de 2019, a Universidade avaliará o melhor momento para aplicar o índice de reajuste aprovado pelo CRUESP.

Ainda, o CRUESP em conjunto com o Fórum das Seis constituirá grupo de trabalho para propor política salarial para as três Universidades.

MARCELO KNOBEL
PRESIDENTE DO CRUESP