Hospital de Clínicas da Unicamp entrega nova UTI pediátrica com 20 leitos

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e o superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Antonio Gonçalves Filho, inauguraram nesta quarta-feira (17), a nova UTI Pediátrica do hospital com 20 leitos. As obras para duplicar a capacidade - 10 para 20 - começaram no ano passado e custaram R$ 3,4 milhões com recursos da reitoria da Universidade. A Secretaria de Estado da Saúde assegurou recursos de R$ 8.952.840,45 por ano para o custeio dos 10 novos leitos (insumos e contratações). Essa é a maior UTI pediátrica da Região em capacidade e área com 450 m².

A ampliação dos leitos possibilitará mais internações e o aumento de cirurgias eletivas

A ampliação dos leitos possibilitará mais internações de crianças e o aumento de cirurgias eletivas, como as cardíacas pediátricas que terão leitos fixos. "A ampliação também vai ajudar nos problemas decorrentes das doenças sazonais, como as internações de crianças com quadros respiratórios graves, especialmente o vírus sincicial respiratório [VSR] durante o outono/inverno", explica a chefe da enfermaria de pediatria, professora Terezinha Tresoldi.

Para o superintendente do HC, professor Antonio Gonçalves Filho, a nova área representa um salto de qualidade e segurança do paciente muito importante. "A configuração do espaço levou em conta muitos detalhes como a humanização e o bem estar de equipes, pacientes e acompanhantes, tornando o local mais eficiente e resolutivo", avalia.

É a primeira vez que a área é reformada desde a construção do hospital, em 1985, e teve o objetivo dobrar o número de leitos de 10 - agora qualificados na Rede de Urgência e Emergência (RUE) Regional - para o total de 20. Para a realização das obras, foi necessária a reforma de outra enfermaria que abrigou os 10 leitos até hoje. Essa é uma das maiores reformas realizadas nos últimos 15 anos no hospital.

“A reforma consistiu na demolição total interna da UTI atual, para depois ser feita a reconstrução, levando em consideração o conceito atual arquitetônico, onde o posto de enfermagem fica localizado na área central e os leitos ao seu redor, possibilitando a visão dos leitos em 360°, o que facilita o contato visual de cada paciente”, esclarece Sérgio Lacerda, engenheiro e diretor da Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do HC.

O engenheiro explica que os objetivos principais da reforma, além da ampliação do número de leitos, que dobrou a capacidade atual, foram as adequações às normas legais físicas (AVCB e VISA) e de infraestrutura, a humanização e modernização do espaço. “A unidade contará também com as áreas de estar e conforto médico exclusivo, bem como sala de conforto para os pais, com banheiros e vestiários”, detalha.

Reitor Marcelo Knobel inaugura a nova UTI Pediátrica do HC, com 20 leitos

Comunidade Interna