Editora da Unicamp lança Machado de Assis acessível e com realidade aumentada

Autoria
Edição de imagem

 

mulher mostra o celular
Márcia Abreu, diretora da Editora, mostra as possibilidades de interatividade e realidade aumentada do aplicativo

O conto O Espelho – Esboço de uma nova teoria da alma humana, de Machado de Assis, ganhou uma versão especial da Editora da Unicamp. Transitando entre o papel e o digital, a edição explora efeitos de realidade e interatividade com as redes sociais. Além disso, conta com diversos recursos de acessibilidade, que prometem tornar a leitura mais agradável para pessoas surdas ou com deficiência visual. A produção 100% Unicamp, conforme destacou Márcia Abreu, diretora da Editora, é fruto de parceria da Editora da Unicamp com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a Biblioteca Central César Lattes (BCCL) e a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC). O livro foi lançado nesta quarta-feira (3), na Livraria do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

“A ideia é permitir que o leitor interaja com a narrativa de um jeito diferente, mais contemporâneo. Todo mundo que lê interage com o que está lendo, imaginando. Agora, além de imaginar você vai poder mexer e se ver no lugar do personagem. Acreditamos que isso pode enriquecer a leitura de quem está prestando vestibular, por exemplo”,  explicou Márcia, lembrando que o conto é leitura obrigatório no Vestibular da Unicamp.

Os efeitos de realidade aumentada e interatividade permitem ao leitor visualizar ambientes descritos no texto e até se colocar no lugar da personagem. O aplicativo oferece ainda opção de compartilhamento, que agrega à imagem do leitor-personagem o trecho do texto a que se refere. Pode-se ainda optar pelo áudio-livro, com uma narração dramática da estudante do Instituto de Artes, Alice Garcia. Para ajudar um pouquinho mais os leitores não habituados à linguagem do século XIX, a publicação conta com um glossário, que descreve os termos em português e em libras, e uma explicação introdutória da professora Marisa Lajolo.

Para Gabriel Collado, estudante do Instituto de Computação, que foi bolsista no desenvolvimento do software, a publicação pode oferecer uma leitura mais descontraída aos pré-vestibulandos. “Essa época de vestibular é muito estressante. Quanto você consegue alguma coisa relacionada à matéria e que ajuda a descontrair um pouco, sem perder o foco, é muito bom”, comentou.

Acessibilidade

Entre os recursos de acessibilidade, os leitores contam com uma leitura integral da obra em Libras, a língua brasileira de sinais. Essa opção dá, às pessoas surdas, possibilidade de leitura em sua primeira língua, tendo em vista que o português, para eles, é a segunda. A tradução em Libras foi feita por Liliam Ferreira Paiato, Juliana Fernandes da Silva e Andrea Rosa, funcionárias da Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils) da Unicamp, e pode ser assistida pelo aplicativo.

A versão ePub do livro conta ainda com mais um recurso, voltado para pessoas cegas. É uma ferramenta de leitura integral, que inclui a áudio-descrição das imagens e a possibilidade de regular a velocidade da leitura. “A publicação é uma maneira de dizer às pessoas com deficiência que elas também podem estar na Universidade”, afirmou Fernanda Alves Landim, do Laboratório de Acessibilidade (LAB) da BC, responsável pela audiodescrição do e-Pub.

livro e celular
Tradução em Libras e audiodescrição estão entre os recursos oferecidos pelo aplicativo

Da mesma forma, José Alves, coordenador da Comvest, destacou a consonância da publicação com as políticas de inclusão desenvolvidas pela Unicamp. “Quando as obras, que são indicadas para o Vestibular, passam a dialogar também com alunos com necessidades especiais, você favorece a condições de igualdade entre os candidatos”, pontuou. A coordenadora do Sistema de Bibliotes da Unicamp, Valéria Martins, salientou o pioneirismo do projeto e sua importância na Universidade. “Pela primeira vez, temos um livro com todos os recursos de acessibilidade”, destacou.

 

 

livro


O espelho - Esboço de uma nova teoria da alma humana

Autor: Machado de Assis
Organizador: Marisa Lajolo

ISBN: 978-85-268-1481-3

Edição: 1ª

Ano: 2019

Páginas: 72

Dimensões: 10,5 x 8

R$ 20,00

Imagem de capa
Márcia Abreu, diretora da Editora

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa