Edital destina recursos para laboratórios e aprimoramento do ensino de Graduação

A Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) está lançando um edital que vai destinar o montante de dois milhões de reais para projetos de renovação da Graduação e revitalização de laboratórios de ensino. As unidades poderão submeter os dois tipos de projetos: para aqueles que contemplem atividades de atualização metodológica ou preparação de materiais didáticos o teto será de trinta mil reais e para os projetos de revitalização que contemplem a aquisição de equipamentos, instrumentos e insumos para laboratórios, o teto de cada proposta será de quinhentos mil reais.

Equipe de TI da CGU. Três pessoas aparecem na imagem: Professora Teresa, Silviane e Alexandre
Silviane, Alexandre e a professora Teresa Atvars: trabalho em equipe para desenvolver edital online

Segundo a coordenadora geral da Unicamp Teresa Atvars, o recurso foi aprovado para o orçamento de 2019 e o objetivo será aprimorar o ensino de Graduação a partir de demandas identificadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). “É uma ação integrada da CGU com a PRG. Estamos buscando reduzir os índices de evasão escolar, de reprovação em disciplinas e do tempo que o aluno leva até a titulação. São objetivos estratégicos desse edital criar condições acadêmicas para aprimorar o ensino e o aprendizado dos nossos alunos”, salientou.

O edital estará disponível a partir de segunda-feira, (25) na página do GEPlanes. A equipe de Tecnologia da Informação da CGU formada por Silviane Duarte Rodrigues, Alexandre Henrique de Melo e Ivania do Carmo Silva foi responsável por criar uma plataforma customizável, ou seja, que poderá ser reaproveitada para outros editais, onde todo o processo se dará online, sem nenhum tipo de papel, conforme as diretrizes do Planejamento Estratégico (Planes) e o conceito de Unicamp Digital. Cada unidade poderá inscrever um projeto de cada tipo ou mesmo projetos conjuntos de responsabilidade de duas ou mais unidades.

Atvars salientou que a modernização dos laboratórios voltados ao ensino da Graduação depende exclusivamente de recursos orçamentários e precisa ser feita constantemente. Da mesma forma é necessária a atualização dos recursos para as renovações curriculares como material didático, por exemplo. A comissão de seleção dos projetos será constituída pelos diretores que compõe a Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei). O prazo para a inscrição de projetos se estende até dia 30 de abril.

Imagem de capa
Professora Teresa reunida com equipe de TI

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”