Programa Ciência e Arte nas Férias encerra mais uma edição

17ª edição do Programa Ciência e Arte nas Férias

Passar as férias desenvolvendo projetos de pesquisa na Universidade pode parecer chato para alguns, mas não para os 160 estudantes que participaram da 17ª edição do Programa Ciência e Arte nas Férias, encerrada na última sexta-feira (1). Em meio a risadas e aplausos, os alunos de ensino médio de 65 escolas públicas, transbordavam entusiasmo com a vivência na Unicamp. “Não fomos tratados apenas como estudantes de escolas públicas, ou como pessoas de baixa renda, mas como alunos, que tem sonhos e objetivos. Vocês nos encorajaram e nos mostraram que, quando temos um sonho, não há barreiras que podem nos impedir de realiza-lo”, afirmou Daniel Greque de Oliveira, orador da turma durante a cerimônia de encerramento do Programa, realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

orador da turma discursa
Orador da turma, Daniel Greque de Oliveira, agradeceu a "incrível" experiência vivida na Unicamp

Promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, nos meses de janeiro e julho de cada ano, o programa possibilita aos alunos da rede pública de Campinas e região, Limeira e Piracicaba desenvolverem atividades junto aos docentes e pesquisadores da Universidade. Nesta edição, foram oferecidos 54 projetos, incluindo oficinas, visitas monitoradas e iniciação científica júnior. “A parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, especialmente com a Secretaria de Educação, é fundamental. Sem o apoio das diretorias de ensino e dos professores esse evento não seria possível”, afirmou o pró-reitor de pesquisa, Munir Skaf.

pro-reitor de pesquisa discursa
Munir Skaf, pró-reitor de pesquisa, ressaltou a diversidade de projetos desenvolvidos no Ciência e Arte nas Férias

O clima de entusiasmo foi reforçado este ano pelas políticas afirmativas e ampliação nas formas de ingresso levadas a cabo no último ano pela Unicamp. “Essa Universidade deve ser ocupada por vocês. Vocês ganham e a Universidade ganha. Vocês crescem com a Unicamp e ela cresce com vocês”, enfatizou em seu discurso Laís Polizello Lira, representante dos monitores.

monitores
"Programas como esse são uma forma de empoderamento de alunos da rede pública de ensino", Laís Polizello Lira.

A coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, ressaltou o impacto que o Programa tem na visão de mundo dos estudantes. “Vocês vivenciaram um outro ambiente, diferente e desafiador, que é o mundo da ciência. Vocês saem daqui levando outro tipo de experiência. Com certeza, quando tomarem sorvete, tomarão sorvete de outra maneira”, brincou, referindo-se a oficina sobre a química do sorvete que fez parte da programação. “Quando a gente aprende, a gente passa a ver o mundo e as coisas de outra maneira. Às vezes, de maneira mais angustiante, porque a gente sabe que poderia ter sido diferente. Mas, em muitos casos, nos permite também interferir, fazer diferente e fazer melhor. A missão essencial da universidade pública é ajudar a fazer diferente por meio de vocês”, completou.

cordenadora geral da Unicamp
Coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, falou sobre o impacto do saber na vida de cada um.

Estiveram presentes ainda no encerramento o secretário municipal de cultura, Claudiney Carrasco, e a orientadora pedagógica da Secretaria municipal de educação, Flavia Martins Guimarães, além de representantes das diretorias regionais de ensino. Depois da cerimônia, o professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação (IMECC) e assessor da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), apresentou aos estudantes as principais mudanças do Vestibular da Unicamp, ressaltando as novas formas de ingresso. A palestra foi seguida de um sessão de pôsteres, onde foram expostas as pesquisas realizadas durante o Programa.

auditório da FCM
mesa de autoridades
platéia
Professor Munir Skaf entrega diploma ao orador da turma