Unicamp aplica domingo primeiro vestibular indígena

Autoria
Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai aplicar, no próximo domingo, 2 de dezembro, o primeiro vestibular Indígena da Universidade. O Vestibular Indígena Unicamp 2019 será aplicado em cinco cidades do país: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de 50 questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. A prova terá início às 13 horas e deverá ser considerado o horário de Brasília. Estão inscritos 610 candidatos, de diferentes etnias e cidades brasileiras. A Comvest orienta os candidatos a chegarem com antecedência, pois o acesso aos locais de prova será permitido somente até as 13 horas, impreterivelmente. A duração da prova é de cinco horas

O Vestibular Indígena foi aprovado pela Universidade como parte das novas formas de ingresso para os cursos de graduação da Unicamp em 2019. Serão oferecidas 72 vagas. Os dez cursos mais procurados foram: Enfermagem – Integral; Administração (Noturno); Farmácia (Integral); Administração Pública (Noturno); Engenharia Elétrica (Integral); Pedagogia (Integral); Engenharia de Produção (Integral); Arquitetura e Urbanismo (Noturno); Engenharia Agrícola (Integral); Engenharia Elétrica (Noturno) e Ciência do Esporte (Integral).

“O número candidatos inscritos surpreendeu por suas características regionais, com destaque para a expressiva presença dos estudantes de São Gabriel da Cachoeira, e pelos interesses que os candidatos demonstraram nos cursos oferecidos pela Unicamp. Podemos observar forte procura por carreiras nas áreas da saúde e humanidades, onde se destacam Administração e Pedagogia”, comentou  José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest.

Desde o dia 27, jornalistas que integram a Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp estão em São Gabriel da Cachoeira, cidade a 850 quilômetros de Manaus e que abriga mais da metade dos 610 inscritos do primeiro Vestibular Indígena da Unicamp. A equipe acompanha os preparativos para aplicação do vestibular e o cotidiano das comunidades indígenas que participarão do processo. O relato e as imagens captadas pelos repórteres podem ser acompanhados diariamente no Diário de São Gabriel, veiculado pelo Portal da Unicamp.

O que levar: o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. Água e pequenas embalagens de alimentos deverão ficar no chão, junto à carteira. 

Atenção: os candidatos deverão entregar, no dia da prova, a via original da Declaração de Etnia e Vínculo com Comunidade Indígena (que foi enviada em formato digitalizado durante a inscrição).

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivos de qualquer tipo, lapiseira, caneta marca-texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

Ficam desclassificados os candidatos que não acertarem, no mínimo, 10 questões de múltipla escolha e não obtiverem, no mínimo, cinco pontos na prova de Redação (de um total de 25 pontos).

Edital com as regras pode ser consultado na página eletrônica da Comvest, bem como o calendário completo do processo.

 

Calendário- Vestibular Indígena 2019

 

10/09/2018 (9h) até 17/09/2018 (18h)

Prazo para envio de arquivo digital para a prova de Habilidades Específicas

para o curso de Música, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

14/09/2018 às 17h

Data final para solicitação de inscrição por meio do formulário eletrônico e prazo final para envio, por meio do formulário eletrônico, da versão digitalizada da Declaração de Etnia.

11/10/2018 até as 17h

Publicação da homologação das inscrições, no endereço eletrônico www.comvest.unicamp.br.

13/10/2018 (9h) até 19/10/2018 (17h)

Período para interposição de recursos sobre indeferimento de inscrições, exclusivamente por meio do endereço www.comvest.unicamp.br.

30/10/2018

Divulgação do resultado de recursos interpostos contra o indeferimento da inscrição, exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

08/11/2018

Convocação para as Provas, contendo o endereço completo do local em que os candidatos devem comparecer para realizá-las. A divulgação será feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

02/12/2018 às 13h

Aplicação das Provas nas cidades de Campinas/SP, Dourados/MS, Manaus/AM, Recife/PE e São Gabriel da Cachoeira/AM.

29/01/2019 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada e da lista de espera, exclusivamente no endereçowww.comvest.unicamp.br.

04/02/2019 das 8h às 18h

Matrícula dos convocados em 1ª chamada (virtual).

06/02/2019

Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

11/02/2019 das 8h às 18h

Matrícula dos convocados em 2ª chamada (virtual).

13/02/2019 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

18/02/2019 das 8h às 18h

Matrícula dos convocados em 3ª chamada (virtual).

20/02/2019 das 9h às 12h

Confirmação de matrícula (presencial), em local a ser informado na página eletrônica www.comvest.unicamp.br.

20/02/2019 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 4ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br

25/02/2019 das 9h às 12h

Matrícula dos convocados em 4ª chamada. Matrícula presencial, em local a ser informado na página eletrônica www.comvest.unicamp.br.

13/03/2019 às 18h

Divulgação dos convocados para matrícula em 5ª chamada, feita exclusivamente no endereço www.comvest.unicamp.br.

18/03/2019 das 9h às 12h

Matrícula dos convocados em 5ª chamada. Matrícula presencial, em local a ser informado na página eletrônica www.comvest.unicamp.br.

Imagem de capa
Comunidade indígena na ilha de Tawa, na região de São Gabriel da Cachoeira, a 850 quilômetros de Manaus

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa