Vestibular abre inscrições para o Encontro com Professores do Ensino Médio

Autoria

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta segunda-feira, 18 de junho, as inscrições para o Encontro com Professores do Ensino Médio, exclusivamente em: www.comvest.unicamp.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de julho (até as 17 horas). O evento será realizado dia 4 de agosto, das 9 às 17 horas, no campus da Unicamp, em Campinas. Durante o Encontro, os professores vão participar de oficinas sobre as diferentes provas do Vestibular Unicamp.

Leia notícia completa

 

Mais de 300 professores participaram de oficina para debater as características da prova de Redação da Unicamp
Na manhã do último sábado (16/6), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebeu cerca de 340 participantes, entre professores das redes pública e particular de ensino e alunos de graduação e pós-graduação, todos ligados à área da linguagem, no Centro de Convenções da Unicamp, no Distrito de Barão Geraldo, para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”.

O evento, que tem como carro chefe a discussão das características e dos gêneros abordados na prova de redação do Vestibular Unicamp, proporciona à comunidade externa a possibilidade de um contato mais próximo com os critérios de correção, viabilizando assim, melhores possibilidades de preparação dos estudantes para o processo seletivo da Universidade.

Exemplo disso é a preocupação do professor Tiago de Campos, da cidade de São Paulo (SP) que aproveita a oportunidade de participar do evento, pela primeira vez, para aprimorar sua didática em sala de aula. “Trabalhamos muito com a preparação dos alunos para os vestibulares. Na rede pública, qualquer incentivo faz a diferença. Por isso, ter um conhecimento específico de determinado processo de correção, proporciona um suporte maior para trabalhar com os alunos”, explica Tiago.

Também marinheira de primeira viagem, a professora Gabriela Lauria, da cidade de Itapira (SP), tentava conter o nervosismo, ao lado do marido, enquanto aguardava o início das atividades definidas para o evento. Ao se formar no curso de letras, em 2017, ela começou a dar aulas de inglês, na ETEC de Itapira. Logo em seguida, aceitou o desafio de também ministrar uma disciplina para estudantes do terceiro ano, especificamente ligada à preparação de textos de redação. “Eu vi a necessidade de me inscrever para o curso para poder instruí-los melhor sobre como podem proceder, o que fazer ou não e como determinado conteúdo é cobrado no vestibular”, aponta a Gabriela.

A professora Marta Silva Souza, de Francisco Morato (SP), participa da oficina pela segunda vez e destaca que “as temáticas abordadas nas redações, tanto do Enem quanto de muitos outros vestibulares, têm estado voltadas para problemas sociais. A Unicamp se diferencia por explorar isso através da abordagem de gêneros textuais que, ao meu ver, é um formato que tem pouca visibilidade dentro das salas de aula. Seria interessante, inclusive, que outras universidades nos proporcionassem a mesma oportunidade de contato com seus mecanismos de elaboração”, considera a professora.

Outra veterana no evento, a professora Vanessa Alves Pinto, de Campinas (SP), conta que também já atuou como corretora das provas de redação da Unicamp e que “o evento dá para o professor uma visão de como o vestibular está funcionando, seus critérios e formatos. Com isso, fornece uma boa perspectiva dos elementos com os quais ele deve trabalhar em sala de aula”, ressalta Vanessa.

O coordenador Executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto, buscou destacar que a Unicamp tem buscado, através de suas políticas e estratégias, um maior comprometimento com a sociedade e sua representatividade nas dependências de seus campi. Essa mobilização tem se refletido em uma série de mudanças nas formas de ingresso na Universidade. “Vocês, como disseminadores dessas informações, também ajudam a tirar dúvidas dos estudantes, juntamente com as ações de divulgação da Comvest em relação aos processos seletivos. O que é importante dizer é que a Unicamp está criando vários mecanismos de seleção. Serão cinco grandes formas de ingressos: a principal, continua sendo o Vestibular, com 80% das vagas (com direito ao uso da bonificação do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social - PAAIS), as cotas étnico raciais, o Enem, o Vestibular Indígena e as Olimpíadas Científicas. Além do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS)”, detalha o Coordenador Executivo.

A Pró-Reitora de Graduação, Eliana Amaral, aproveitou também para expor que a Universidade promoveu uma discussão interna sobre os principais valores da Unicamp, na qual foi constatado que, a característica mais intensa, reconhecida pela comunidade universitária, diz respeito à sua responsabilidade social. “Por isso, faz parte da linha de atuação da Unicamp buscar essa aproximação com os professores e gestores do ensino médio, além de seus estudantes, pois pretendemos que eles sejam nossos futuros alunos”, conclui Eliana Amaral.

Universidade e reflexão social
A diversidade social e a pluralidade de gêneros textuais têm sido assuntos constantemente abordados pela Unicamp, seja pelas novas formas de ingresso, cuidadosamente discutidas e implementadas na Universidade, ou ainda, através dos conteúdos cobrados em seus processos de seleção. Como reflexo dessas discussões, é possível destacar a lista de leitura obrigatória para o vestibular 2020 que, entre as novidades, traz a exigência da obra “Sobrevivendo no Inferno”, do grupo Racionais Mc’s, que contribui para a relevância estética, cultural e pedagógica atribuída à elaboração da lista e considerada, relevantemente necessária, para a formação dos estudantes do ensino médio.

 

Audiodescrição: Em auditório, imagem frontal e em plano médio, três pessoas sentadas em cadeiras, uma ao lado da outra, sendo que todas sorriem. Todas usam crachá de identificação no pescoço e mantêm os braços cruzados à frente. Às costas deles, há outras pessoas sentadas em cadeiras que formam várias fileiras horizontais. Imagem 1 de 3.
Audiodescrição: No palco de um auditório, imagem frontal e de busto, três pessoas sentadas em cadeiras, uma ao lado da outra, sendo que mantêm os braços apoiados sobre uma extensa mesa retangular, coberta com tecido vermelho, que encontra-se à frente delas. O homem à direita na imagem fala ao microfone sem fio segurando-o com a mão direita. Sobre a mesa há uma jarra de inox e dois copos de vidro transparente com água. Imagem 2 de 3.
Audiodescrição: Em área externa, imagem frontal e em plano médio, três pessoas em pé, abraçadas, uma ao lado da outra, sendo que todos sorriem e olham para as lentes da câmera fotográfica. Eles usam crachá no pescoço, e blusas de mangas compridas. Ao fundo, às costas deles, a entrada de uma edificação, com portas de vidro transparente e estruturas de alumínio branco. Imagem 3 de 3.
Imagem de capa
Alunos do Ensino Médio | Foto: Wikimedia Commons

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa