Unicamp sedia Fórum dos Cursos de Formação de Professores das Universidades Públicas Estaduais Paulistas

A Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) da Unicamp promoveu na manhã desta quinta-feira, 17/5, a terceira edição do Fórum dos Cursos de Formação de Professores das Universidades Públicas Estaduais Paulistas sob o tema "A Base Nacional Comum Curricular e a Formação de Professores". Participaram da mesa redonda, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE), a professora Dra. Lisete Arelaro, da Universidade de São Paulo (USP), o professor Dr. Alexandro Paixão, coordenador do curso de Pedagogia da Unicamp e a professora Dra. Maria Inês Petrucci Rosa, da Faculdade de Educação da Unicamp.

O fórum, criado para ser um espaço de discussão entre as três universidades públicas do Estado de São Paulo (Unicamp, USP e Unesp) a respeito de temas que se referem à formação de professores, passou por um período de inatividade e, ao retomar suas discussões no ano passado, ficou instituído que a cada dois anos, uma das três instituições sediará o evento. As atividades são definidas por uma comissão paritária entre docentes e discentes, constituída por 18 membros, com representantes das três instituições de ensino envolvidas. Os trabalhos dessa comissão refletem, desde a escolha do tema até o formato do encontro, com uma mesa redonda e uma plenária para a produção de documentos.

De acordo com a professora Maria Inês Petrucci, responsável por esta edição do evento, “o fórum não tem instância deliberativa, mas é um espaço importante de convergência e debate, principalmente para o corpo docente e para os coordenadores dos cursos de formação de professores das três universidades públicas”.

Maria Inês destaca também que o evento é aberto, aumentando assim a oportunidade de ampliação do debate, já que entre os 190 inscritos, estão também professores da educação básica. “Essa é uma prova de que o fórum está conseguindo sensibilizar todos os profissionais da educação para participarem das discussões entre professores, coordenadores e diretores pedagógicos de toda a Região Metropolitana de Campinas”, conclui a professora.

Professora Lisete Arelaro (USP)
Mesa de abertura. Da esquerda para a direita: professora Lisete Arelaro (USP), Alexandro Paixão (coordenador do curso de Pedagogia da Unicamp) e  Maria Inês Petrucci Rosa (Faculdade de Educação da Unicamp)
Participantes do Fórum dos Cursos de Formação de Professores das Universidades Públicas Estaduais Paulistas

Comunidade Interna