Fazenda Argentina revitalizada e com propostas futuras

A Fazenda Argentina remodelada
A sede da Fazenda Argentina remodelada

A 23ª edição da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, começa no dia 27 de abril e segue até 10 de junho, com expectativa de 30 mil visitantes. Além de exibir as tendências em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, iluminação, automação residencial e paisagismo, o evento resultará na recuperação da conhecida Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp. A propriedade localizada ao lado da Rodovia Campinas-Mogi Mirim e com visão panorâmica de parte da cidade, foi parcialmente revitalizada: são 12.650 metros quadrados de passeio, entre 1.345 metros quadrados de área construída original da fazenda e 11.305 m2 de jardins.

Veja no Banco de Imagens, álbuns da Fazenda Argentina, produzidos por Antonio Scarpinetti (antes) e Antoninho Perri (depois)

O convênio foi firmado em outubro do ano passado. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel. Durante as obras de preparação da mostra, iniciadas no final de janeiro, organização e expositores recuperaram pisos e revestimentos, refizeram e consertaram telhados, portas e janelas e modernizaram a rede hidráulica e elétrica das edificações. Os trabalhos envolveram diversos profissionais e foram acompanhados por equipe de arquitetos da própria universidade. A montagem inclui salas, suítes, banheiros e terraços, além de espaços para os visitantes, como brinquedoteca, restaurante, café e loja. A ampla área disponível na fazenda possibilitou ainda a construção de um loft de vidro, além da criação de horta e pomar orgânicos. A paisagem original rústica e o estilo sessentista dos imóveis foram mantidos.

Ambiente da Fazenda Argentina, onde acontece a mostra Campinas Decor

Ao final da mostra, em 10 de junho, o espaço será devolvido à Unicamp já com condições de uso, apesar da natural remoção de artigos como móveis, objetos de decoração e ambientes reversíveis feitos exclusivamente para o período. Já há propostas para a ocupação do local, como a sede provisória do Museu de Artes Visuais da Unicamp. Será instalado também o escritório para elaboração do plano diretor da área. “A revitalização foi fundamental e adequada para adiantarmos a realização de eventos culturais variados, além de colocar em prática os planos de expansão da área”, confirma Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp. Esse planejamento e estudo estão sendo conduzidos pela DEPI (Diretoria Executiva de Planejamento Integrado) da universidade. “Articular desenvolvimento sustentável e novas tecnologias em parceria com outras instituições de Campinas e do estado de SP neste local privilegiado é um desafio no qual estamos trabalhando intensamente”, reforça Marco Aurélio Lima, diretor executivo de planejamento integrado (DEPI).

Vocação cultural da Unicamp no evento
Uma antessala do Museu de Artes Visuais (MAV), com a obra “Olympia no Hospital”, de Alexandre Flemming, marca a vocação cultural da universidade no evento. Com linguagem multimídia e inserido em um container durante a exposição, o MAV apresenta algumas de suas ações mais recentes sobre coleções e acervos de importantes artistas contemporâneos.

A parceria Campinas Decor-Unicamp reforça a tradição da equipe de arquitetos em doar melhorias em prédios do patrimônio público. Esta edição é a segunda empreitada com a universidade. A primeira foi em 2008, na então Estação Guanabara. O prédio da antiga estação ferroviária, na região central de Campinas, foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

A TV Unicamp (SEC) acompanhou as mudanças do local desde o começo das obras e, no vídeo, destaca os principais resultados:

Teaser - Museu de Artes Visuais no Campinas Decor

Campinas Decor 2018
27 de abril a 10 de junho, na “Fazenda Argentina” - Rua Dr. Ricardo Benetton Martins, s/n, Campinas, SP (próximo ao CPqD)
Horários: de terça a sexta-feira, das 14h às 22horas; fins de semana e feriados, das 12h30 às 22 horas (bilheteria fecha às 21 horas)
Valor dos ingressos: R$ 35,00; estudantes e idosos pagam R$ 17,50 e crianças de até 12 anos não pagam.

Para a comunidade Unicamp haverá redução de valor, com apresentação da carteira funcional e/ou estudantil da Unicamp, conforme segue:
Estudantes, professores e idosos pagam R$ 17,50. Funcionários das demais carreiras Unicamp pagam R$ 28,00
Há restaurante, café, brinquedoteca e estacionamento com manobrista
Contato: 19-3255-7744 e
www.campinasdecor.com.br

Leia mais sobre o MAV (Museu de Artes Visuais) e Campinas Decor 2018
Museu de Artes Visuais expõe obra de Alexandre Flemming no Campinas Decor
Unicamp assina convênio com a Campinas Decor

Jonas Donizette, prefeito de Campinas,  fala sobre o Campinas Decor na Fazenda Argentina:

Fazenda Argentina - Galeria de imagens de Antoninho Perri
Fazenda Argentina -Galeria de imagens de Antonio Scarpinetti
Keila Knobel, reitor Marcelo Knobel, prefeito Jonas Donizette, Sandra Ciocci Ferreira e dirigentes da Campinas Decor na inauguração da mostra na Fazenda Argentina