Em vídeo, projeto aborda a matemática nas práticas sociais

Autoria

O que sabemos sobre matemática? Como esses saberes circulam no cotidiano: na escola, no trabalho, na academia, nas culturas indígenas e quilombolas, nas artes e em tantos outros campos? Essa é a proposta do Projeto matemáticaS ao abordar esses conhecimentos presentes nas nossas práticas sociais.

A iniciativa é realizada pelo grupo de estudos Phala (Educação, Linguagem e Práticas Culturais) da Faculdade de Educação da Unicamp. O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) é parceiro do projeto.

Como primeira produção, o Projeto matemáticaS está lançando uma série de cinco vídeos publicados no Youtube como parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema é “A Matemática está em tudo”.

MatemáticaS nos tempos e espaços
Os estudos do grupo Phala têm como perspectiva as matemáticaS presentes nas sociedades e nas culturas por meio de jogos de linguagem indo além do espaço acadêmico e da educação formal. Com o projeto de vídeos, a ideia é abordar diversos modos de pensar sobre matemática.

“Uma das considerações do projeto é que se pretende deslocar uma visão única de matemática, como algo difícil de ser compreendido o que gera, muitas vezes, um distanciamento e rejeição por parte da população”, explica a coordenadora do projeto, Jackeline Mendes, professora da FE-Unicamp e pesquisadora do grupo Phala.

Assim, os vídeos abordam saberes matemáticos na maneira como nos orientamos em relação ao tempo, como nos localizamos no espaço, delimitamos territórios, entre outras situações.

O Projeto matemáticaS resulta do edital de financiamento para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Governo Federal.

Assista aos vídeos
- Você tem tempo? Como nos orientamos em relação ao tempo, as maneiras usadas em diferentes culturas e ao longo da história

- Quando a vida está pronta. Os calendários nas culturas e outras práticas de orientação no tempo

- A medida dos espaços. Os territórios e seus limites e fronteiras; o direito ao espaço