Unicamp recebe visita do reitor da Universidade de Cardiff

Autoria

A reitoria da Unicamp recebeu nesta quarta-feira (11) a visita de uma delegação da Universidade de Cardiff, encabeçada pelo reitor da instituição, Colin Riordan. O reitor veio acompanhado da vice-reitora internacional Nora de Leeuw, e da responsável pelas parcerias internacionais de Cardiff, Anne Morgan.

Os representantes da universidade britânica foram recebidos pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, acompanhado da coordenadora geral da Universidade,Teresa Atvars; do pró-reitor de Pesquisa, Munir Skaf; pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Fernando Hashimoto; diretor executivo de Planejamento Integrado, Marco Aurélio Pinheiro Lima; pelo assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Edvaldo Sabadini, e Rafael de Brito Dias, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais.

Colin Riordan, Nora de Leeuw e Anne Morgan, da Universidade de Cardiff

A visita é resultado do amadurecimento das relações entre as duas instituições, que já se desenvolve ao longo dos últimos três anos, e tem como objetivo poder impulsionar a relação institucional e cientifica entre ambos. No começo de março um workshop foi realizado na Unicamp, que buscava encontrar grupos e linhas de pesquisas nas duas universidades que pudessem possuir convergências entre si, podendo caminhar para a realização de parcerias. O encontro, promovido em parceria com o British Council, recebeu uma comitiva da universidade britânica composta por 17 professores, de diferentes áreas de pesquisa.

Os primeiros contatos entre a Unicamp e a Universidade de Cardiff começaram há cerca de três anos, por meio de iniciativas de professores do Instituto de Geociências. Com o tempo, outros pesquisadores das duas instituições passaram a abrir contato e iniciar parcerias. A maturidade dessa relação entre grupos de pesquisas de universidades diferentes caminham para uma intensificação nas relações.

Reunião entre a dirigentes da Unicamp e Universidade de Cardiff

Já foi realizada a publicação de artigos em conjunto entre pesquisadores da Unicamp e Universidade de Cardiff, e existe a possibilidade de chegar a projetos em comum serem financiados conjuntamente por meio de agências de fomento. Uma das possíveis formas de financiamento de pesquisas conjuntas é por meio das linhas oferecidas pelo Global Challenges Research Fund (GCRF), fundo britânico voltado a pesquisas inovadoras sobre desenvolvimento sustentável.

O aprofundamento das relações institucionais entre as duas universidades poderá permitir que em breve ocorra a mobilidade entre docentes. Num segundo momento o fluxo de intercambistas poderá chegar a englobar pesquisadores e estudantes de graduação em áreas como geociências,  ciências da terra, química e sustentabilidade.

Marcelo Knobel e Colin Riordan

“Queremos estimular a cooperação de todas as áreas, não apenas de pesquisador, mas trazer essa interação num nível mais institucional. Aportar recursos para fortalecer essa cooperação, criar condições para ter trocar de estudantes, pessoal e apoio técnico e de professores”, defende o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Munir Skaf.

Fundada em 1883 na capital do País de Gales, a Universidade de Cardiff é uma das principais instituições públicas de ensino superior do Reino Unido. A universidade é a única galesa que faz parte do Grupo Russell, formada pelas principais instituições de ensino e pesquisa britânicas. A Universidade de Cardiff mantêm parcerias estratégicas com outras universidades do mundo, como a Universidade Católica de Leuven na Bélgica, e a Universidade Xiamen na China.

Edifício principal da Universidade de Cardiff
Edifício principal da Universidade de Cardiff no País de Gales, Reino Unido

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola