Preac lança Extensão 48

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) lança, nesta terça-feira, o projeto Extensão 48, com foco na divulgação de ações de grupos da Unicamp com a sociedade. A partir desta quarta-feira, a equipe da Diretoria de Comunicação da Preac começa a publicar um conjunto de vídeos, textos, fotos e outros produtos referentes a 48 projetos de extensão indicados por unidades de ensino e pesquisa da Universidade para receber apoio em comunicação. O primeiro fruto do Extensão 48 será divulgado na Sessão “Unicamp nas Comunidades” do Jornal da Unicamp.

O trabalho de levantamento de títulos, pautas, apurações, captação e imagens, entrevistas e edições teve início em novembro de 2017, quando em visita a institutos e faculdades, o pró-reitor de Extensão Fernando Hashimoto e a equipe da Preac tomaram conhecimento de diversos projetos com alta relevância para o desenvolvimento social, porém pouco conhecidos do público interno e externo à Universidade. Além da equipe da DCom, o trabalho conta com apoio de profissionais da Secretaria de Comunicação da Unicamp (SEC).

Mais que tornar visíveis, a equipe busca ouvir todos os atores envolvidos nestas histórias de extensão a fim de colher informações que possam ajudar no aprimoramento de atividades extensionistas e motivar novas atitudes e parcerias que devolvam à sociedade parte, senão a totalidade, do que ela investe na formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisa. “A universidade nos ajuda, e os estudantes de medicina encontram aqui, na população em situação de rua, instrumentos para serem bons profissionais”, pontua um trabalhador recém-saído das ruas sobre um projeto de extensão. “Angola ganha muito com o projeto, mas acredito que Unicamp também”, diz um médico angolano. “É muito nobre este projeto com estas pessoas”, declara um senhor ao ver a atenção aos moradores de rua em praça pública. “A participação como professores na escola de música contribui para a formação de nossos alunos”, diz um professor da Unicamp. Histórias assim têm norteado o caminho do Extensão 48 (extraído do texto de apresentação do projeto).

A iniciativa contempla todas as áreas do conhecimento, e os produtos de comunicação variam de acordo com a realidade de cada projeto.

A equipe acredita no papel da comunicação social para garantir um dos anseios do Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Estado de São Paulo: “que as atividades sejam perenes, e a relação com as comunidades não acabe ao término de uma pesquisa”.

Imagem de capa
Extensão 48

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola