Unicamp lançará Instituto de Estudos Avançados

A Unicamp lançará, provavelmente em meados de dezembro, o Instituto de Estudos Avançados (Idea), órgão vinculado ao Gabinete do Reitor. O objetivo do Idea é “promover a reflexão colaborativa, voltada à criação do conhecimento avançado, tendo em vista o desenvolvimento dos diferentes campos da pesquisa”. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (22) pelo reitor Marcelo Knobel e pelo ex-reitor Carlos Vogt, que responderá pela presidência do Conselho Científico-Cultural do Idea.

De acordo com Marcelo Knobel, o propósito do Instituto é discutir questões relativas às práticas das pesquisas e aos assuntos que mais preocupam a sociedade no momento, como as mudanças climáticas globais. Carlos Vogt adiantou que o lançamento oficial do Idea deverá ocorrer no dia 18 de dezembro. “Estamos consultando as agendas dos conselheiros para fechar a data”, explicou.

Segundo o ex-reitor e presidente do Conselho Científico-Cultural, o primeiro evento oficial a ser promovido pelo órgão é um seminário que terá como tema principal a “Pós-verdade”, com a colaboração do jornal Folha de S. Paulo. “O nosso propósito é trabalhar com temas que estejam na fronteira do conhecimento, explorando ao máximo a experiência de pesquisadores e artistas de diferentes origens geográficas, culturais e acadêmicas, sem que haja moldes pré-estabelecidos”, definiu Carlos Vogt.

O Idea, continuou ele, retomará dois importantes programas, o Artista Residente e o Pesquisador Residente. Por meio deles, a Unicamp convidará nomes de destaque em diversas áreas para executarem parte de seus trabalhos na Universidade, onde também desenvolverão atividades junto estudantes e jovens pesquisadores, de modo a criar um ambiente propício ao avanço do conhecimento. O coordenador do Instituto é o professor Alcir Pécora, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e o coordenador adjunto é o professor Anderson Campos Fauth, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). A sede do Idea será num imóvel localizado próximo à Reitoria.

Histórico
O Idea sucede dois outros órgãos que também tinham, entre suas respectivas atribuições, o propósito de fomentar a reflexão em torno de temas fundamentais ao avanço das ciências e humanidades: o Centro de Estudos Avançados (CEAv) e o Fórum Pensamento Estratégico (Penses). Ambos desenvolveram diversos eventos nesse sentido, abordando assuntos como Ensino Superior, Relacionamento Brasil-China, Sustentabilidade, Sistema Carcerário, Gestão Cultural, Inclusão Social e Saúde, entre outros.

Segundo Carlos Vogt, primeiro evento oficial do Idea será seminário sobre "Pós-verdade"
Imagem de capa
O ex-reitor e presidente do Conselho Científico-Cultural do Idea, Carlos Vogt

Comunidade Interna