Numa sexta-feira, tocando’ com a Sinfônica pelo centro da cidade

Festa da Música
"Festa da Música" teve apresentações de músicos da Sinfônica da Unicamp em seis locais no centro de Campinas

A Orquestra Sinfônica da Unicamp iniciou na tarde desta sexta-feira, dia 23, com a "Festa da Música", uma série de três apresentações, que termina no início da noite de segunda, dia 26. A ‘festa’ aconteceu simultaneamente em seis espaços do centro de Campinas: hall da prefeitura, igreja do Carmo, Capela da Casa de Saúde, Hospital Irmãos Penteado, Centro de Convivência e Igreja São Benedito. O Facebook Unicamp acompanhou as músicas na prefeitura e na igreja do Carmo, com transmissões ao vivo. Fotos retratam os grupos distribuídos por quatro dos seis locais: igrejas do Carmo e São Benedito, Convivência e na prefeitura. A Sinfônica também se apreentou na noite de sexta, na Catedral Metropolitana de Campinas e na segunda (26), às 18 horas, no pátio do Ciclo Básico II (veja detalhes abaixo).

Confira mais fotos da "Festa da Música" na galeria

Festa da Música, com Sinfônica da Unicamp,
altera a rotina do centro da cidade nesta sexta

Na sexta-feira, 23 de junho, quem sair para almoçar, fazer compras ou passear pelo centro da cidade pontualmente às 13 horas, será surpreendido por músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), com instrumentos em punho, tocando em locais considerados cartões postais de Campinas. Trata-se da "Festa da Música", projeto organizado pela regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), dentro da série “Identidade, Música e Arquitetura”. O evento tem apoio da Prefeitura de Campinas.

No mesmo dia, às 20 horas, o público poderá apreciar o concerto da Sinfônica da Unicamp, que inclui uma mini gala lírica, na Catedral Metropolitana. Este programa será repetido no dia 26, às 18 horas, no pátio do Ciclo Básico II, na Unicamp. Na regência de ambos, estará o regente convidado Nazir Bittar. Toda a programação tem entrada gratuita.

Sinfônica da Unicamp
Orquestra Sinfônica da Unicamp. Foto: Marília Vasconcelos

Originalmente idealizado pela professora Denise Garcia, diretora do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp, a Festa da Música aconteceu pela primeira vez em 2011 nos espaços abertos e fechados da universidade. Desta vez, essa ideia passou a integrar o projeto Identidade, Música e Arquitetura, que visa criar, através da música, um relacionamento afetivo entre os campineiros e sua história."Transferimos este evento para os prédios históricos para que o público revisite esses lugares tão conhecidos em Campinas com uma emoção especial, imprevisível; uma emoção que os músicos emprestam de maneira singular quando experimentam um espaço diferente", afirma Cinthia Alireti.

Para Alan Cury, do IAB, o projeto começou com a possibilidade de união de forças entre as entidades, em busca da valorização do senso de pertencimento do cidadão campineiro. "Foi ganhando corpo a cada apresentação, aumentando significativamente a responsabilidade e a empolgação entre todos os envolvidos. A Festa da Música é sem dúvida nosso maior desafio", acentua.

A maratona musical será pontuada por quinteto de madeiras, violino, piano, saxofone, violoncelo, trompete, contrabaixo, flauta, entre outros instrumentos, que irão conviver com os sons urbanos alterando, poeticamente, a rotina da cidade. As intervenções artísticas irão acontecer em seis locais simultaneamente: hall da Prefeitura Municipal de Campinas, Basílica Nossa Senhora do Carmo, Capela da Casa de Saúde, Hospital Irmãos Penteado, Centro de Convivência e Igreja São Benedito.

No concerto na Catedral, às 20 horas, a Sinfônica da Unicamp, com regência de Nazir Bittar, interpretam obras de Beethoven, Bizet, Mozart, Verdi e Haydn. Participação dos cantores do Ópera Estúdio Unicamp, com direção do professor Angelo Fernandes: Beatriz Esposito e Rebecca Oliveira (sopranos), Nina Piedade Ferrari (contralto), Gustavo Caires (tenor), Heitor Coelho, Leandro Cavini e Willian Donizetti (barítono).

Festa da Música com a Orquestra Sinfônica da Unicamp
Quando: 23 de junho, sexta
Onde: hall da Prefeitura Municipal de Campinas, Basílica

Nossa Senhora do Carmo, Capela da Casa de Saúde, Jardins do Hospital Irmãos Penteado, Centro de Convivência e Igreja São Benedito.
Horário: 20 horas
Concerto na Catedral Metropolitana de Campinas

Quando: 26 de junho, segunda, 18 horas - Concerto no Ciclo Básico da Unicamp

Músico da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresenta na Igreja São Benedito, no centro