Workshop internacional reúne especialistas de robótica

Autoria
Edição de imagem

Situar o desenvolvimento de pesquisas na área de robótica no Brasil e no exterior e estimular novos estudos na área. O “Workshop Internacional sobre Robótica”, que aconteceu entre os dias 30 e 31 de março no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, reuniu pesquisadores, usuários-finais e desenvolvedores de tecnologia interessados em compartilhar experiências sobre o assunto. O evento foi organizado pelos professores Ely Carneiro de Paiva, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, e Patrícia Amâncio Vargas, diretora do Laboratório de Robótica da Heriot-Watt University, que faz parte do Centro de Robótica de Edimburgo, no Reino Unido.

De acordo com Patricia A. Vargas, da Heriot-Watt, as duas instituições têm um acordo de colaboração assinado em 2014 que envolve a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O workshop faz parte de um projeto chamado SAS-Roge de robótica cooperativa. Segundo a docente, “o tema do workshop é amplo, pois robótica pode ser aplicada a qualquer área. Temos aqui energia, indústria, ambiente, agricultura, saúde e aplicações na área social”. Ela ressalta que a tecnologia pode também ser aplicada em exploração espacial, tema não abordado no workshop. “Percebemos que os órgãos de fomento procuram mais pesquisas que causem esse impacto. Então a tendência é criar aplicações que possibilitem uma mudança na vida das pessoas através dessa tecnologia”, apontou.

A sessão de abertura do workshop contou com Luis Augusto Barbosa Cortes, vice-reitor executivo de relações internacionais da Unicamp; Euclides de Mesquita Neto, da Fapesp; Ely Paiva, da FEM, e Patrícia Vargas, da Heriot-Watt. O convidado especial foi o diretor do Centro de Robótica de Edimburgo, David Lane, que durante o workshop falou sobre publicações na área de energia e indústria do Reino Unido e sobre inovação, junto com o professor Milton Mori, da Agência de Inovação da Unicamp.

Na sessões plenárias, docentes de universidades como USP-São Carlos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Amazonas (UFAM) e representantes da empresa Vale SA e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentaram pesquisas de robótica desenvolvidas em suas instituições.  Para entender melhor como a tecnologia é aplicada na vida cotidiana, Patrícia Vargas citou um trabalho coordenado por ela na Heriot-Watt e por Gabriela Castellano no Instituto de Física da Unicamp.  De acordo com Patrícia, está em fase de desenvolvimento um aparelho capaz de ajudar na reabilitação do movimento da mão de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). O projeto também tem parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e da USP e da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp.

David Lane disse estar impressionado com o trabalho desenvolvido pela Unicamp apresentado por Luis Augusto Cortez, da Vreri, e com os dados sobre transferência de tecnologia e número de empresas-filhas da Universidade apresentados por Milton Mori. Disse ver claramente oportunidades de colaboração. Sobre pesquisas relacionadas à robótica na Unicamp, ele vê pessoas muito qualificadas trabalhando nessa área. “Eu reconheço a importância da robótica e a vejo como uma grande oportunidade comercial, porque é uma área que melhora a produtividade. Todos ao redor do mundo estão tentando fazer isso para competir. Estão investindo em pesquisas em robótica e traduzindo essas pesquisas de forma que causem algum impacto econômico. O professor Cortez e professor Mori falaram sobre o desejo de criar impactos econômicos da pesquisa, que é o mesmo que o nosso no Reino Unido. Então, podemos fazer isso juntos”,  finalizou.

Ely Carneiro de Paiva, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp
David Lane, diretor do Centro de Robótica de Edimburgo
Especialistas em robótica acompanham o workshop

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa