Coprodução da Unicamp ganha circuito nacional de cinema no dia 7

Toda a equipe do filme, inclusive o ator Lima Duarte, posam para a foto sorridentes, sobre um palco e com uma cabra
Elenco de O Crime da Cabra: primeiro longa-metragem coproduzido pela universidade

Uma pequena cidade do interior vê seu cotidiano abalado por causa de um crime inusitado: uma cabra comeu o dinheiro de sua própria venda. Tem início uma disputa entre dois antigos amigos para saber de quem é a cabra. Um vendeu e não recebeu o dinheiro. O outro pagou e não levou. Este é o enredo da comédia O crime da cabra, primeiro longa-metragem coproduzido pela Unicamp (em parceria com a TAO Produções) e dirigido por Ariane Porto, docente do Instituto de Artes (IA), e Teresa Aguiar, do Teatro de Arte e Ofício, que ganhará o circuito nacional de cinema na próxima semana. A estreia será no dia 7 de abril, às 19h30, no Cine Olido, em São Paulo. A exibição do filme será precedida por um bate-papo com Ariane Porto, Walter Souza, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e um representante do Museu Mazzaropi.

A comédia é uma homenagem ao circo e ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi (1912-1981). A estreia faz parte da Semana Comemorativa Mazzaropi e inaugura o circuito alternativo de cinema e circo, que promoverá exibições do filme nos picadeiros do estado de São Paulo.

“O filme foi todo feito dentro de um processo de ensino e aprendizagem”, conta Ariane Porto.  Foi o primeiro filme realizado no Brasil com a proposta de filme-escola, em parceria com a universidade. A produção buscou agregar alunos, funcionários e professores, num processo coletivo e horizontal, que incluiu oficinas e disciplinas curriculares. “Eu dei uma disciplina de pré-produção em cima do roteiro. Os alunos puderam a prender como é uma analise técnica, como se faz um plano de negócio, tudo a partir de uma proposta objetiva. Você tem teoria aliada a prática”, explicou a professora.

O roteiro, adaptação da peça teatral homônima de Renata Pallottini, foi escrito em uma parceria entre ela, Ariane Porto e Ricardo Grynszpan. O elenco conta com estrelas como Lima Duarte, Laura Cardoso e Arlete Sales, atuando lado a lado com atores locais e a comunidade universitária.

Mais sobre o tema

Assista ao trailler

Lima Duarte em cena com outros dois atores
Claquete em primeiro plano com Lima Duarte no segundo plano