Comunidade da Unicamp escolhe reitor nesta quarta e quinta-feira

Um colégio eleitoral formado por 2.150 docentes, 7.756 servidores técnico-administrativos e 28.838 estudantes escolhe entre esta quarta e quinta-feira (15 e 16), em primeiro turno, o novo reitor da Unicamp, que cumprirá um mandato de quatro anos (2017-2021). Participam do processo cinco candidatos - os professores Marcelo Knobel, Luís Alberto Magna, Léo Pini Magalhães, Antonio Fonseca e Rachel Meneguello. A Consulta à Comunidade para Sucessão de Reitor será por voto nominal e secreto, colhido por meio de sistema tradicional em papel.

Foram definidos cinco locais de votação. No campus de Barão Geraldo, as urnas estarão no Anfiteatro Paulistão (das 9h às 20h30 para docentes e estudantes e das 6h às 20h30 somente para servidores técnico-administrativos) e no Ginásio Multidisciplinar (das 9h às 20h30). Em Limeira, os pontos são o Campus I – Faculdade de Tecnologia e Cotil (das 9h às 20h30) e o Campus II – Faculdade de Ciências Aplicadas (das 9h às 20h30). Em Piracicaba, o local de votação é a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (das 9h às 17h).

Para verificar o local de votação, basta que o eleitor entre na página da Secretaria Geral (SG) e digite o número de sua matrícula em formulário específico. Para poder votar, o integrante da comunidade universitária terá que apresentar um documento com foto. Não serão permitidas entrada e distribuição de material de propaganda nos locais de votação, nem a realização de boca de urna em área demarcada pela Comissão de Organização da Consulta (15 metros dos locais de votação).

Caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos (50% + 1) no primeiro turno, haverá a necessidade da realização do segundo turno, que está marcado para os dias 29 e 30 de março. A posse do novo reitor ocorrerá em 19 de abril. Encerrado o processo de consulta, será elaborada uma lista com os nomes dos três candidatos mais votados no primeiro turno e, havendo segundo turno, a relação contará com os nomes dos dois concorrentes desta etapa, por ordem de votação, mais o terceiro colocado no primeiro turno. O documento será encaminhado ao Conselho Universitário (Consu), que o remeterá posteriormente ao governador do Estado de São Paulo, responsável pela nomeação do reitor.

A apuração dos votos do primeiro turno será realizada logo após a chegada das urnas ao Ginásio Multidisciplinar, no dia 16. De acordo com a Deliberação Consu, o resultado será divulgado pela Comissão Organizadora da Consulta (COC) no prazo máximo de 48 horas após o final da votação.

Integrantes da COC durante reunião
Processo de apuração no Ginásio Multidisciplinar, em 2013