Candidatos a reitor falam sobre seus programas na FOP

Candidatos a reitor durante debate na FOP

Temas relacionados ao presente e ao futuro da Unicamp permearam as perguntas apresentadas aos candidatos ao cargo de reitor da Universidade que participaram, no início da tarde desta quarta-feira (8), do segundo debate promovido pela Comissão Organizadora da Consulta (COC) e Secretaria Geral (SG). Os trabalhos, presididos pelo presidente da COC, professor Miguel de Arruda, auxiliado pelo professor Zigomar Menezes de Souza, ocorreram no auditório da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) [Assista ao vídeo].

Estiveram presentes ao debate os candidatos Marcelo Knobel, Luís Alberto Magna, Antonio Fonseca e Rachel Meneguello. O professor Léo Pini Magalhães não pôde comparecer, mas enviou mensagem justificando a ausência. Antonio Fonseca participou somente do primeiro dos quatro blocos que compõem o debate. As questões colocadas aos aspirantes à Reitoria da Unicamp foram formuladas por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) e Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp).

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), outra entidade credenciada a apresentar perguntas, não enviou representantes ao evento. Integrantes da comunidade universitária também tiveram questões respondidas pelos candidatos. Uma indagação que mereceu o mesmo posicionamento por parte de todos os debatedores tratou do possível uso do mecanismo de demissões para enfrentar as dificuldades orçamentárias da Universidade. Knobel, Magna e Raquel Meneguello descartaram lançar mão desse tipo de recurso. Nesse instante, Antonio Fonseca já havia se retirado do encontro.

Ao longo do debate, que foi transmitido pela RTV Unicamp via internet, os candidatos responderam, ainda, a questões que trataram sobre as carreiras de docentes e de servidores técnico-administrativos, isonomia salarial entre funcionários da Unicamp e USP, integração entre os campi, reajuste salarial, entre outras. No último bloco, em suas considerações finais, os concorrentes assinalaram a importância da realização dos debates, que têm a função de ajudar a esclarecer a comunidade universitária sobre as propostas de cada um deles.

Nesta quinta-feira (9), um terceiro debate será realizado, desta vez no Centro de Convenções da Unicamp, a partir das 18 horas. Na sexta-feira (10), o encontro será entre os candidatos ao cargo de coordenador-geral. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a partir das 12h. O primeiro turno da Consulta está marcado para os dias 15 e 16 de março. Caso haja necessidade, o segundo ocorrerá nos dias 29 e 30 de março.

Integrantes da comunidade universitária acompanham debate na FOP

(Veja vídeo do primeiro debate)

Candidatos a reitor debatem em Piracicaba