Morrem Jorge Mujica e Edson Moschim, professores titulares da Unicamp

Autoria

Unicamp perde Mujica e Moschim

A Unicamp perdeu, nos últimos dias, dois professores titulares do seu quadro docente. Jorge Tulio Mujica Ascui, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), faleceu na sexta-feira, 24 de fevereiro, em Campinas, aos 71 anos. Edson Moschim, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), faleceu no último sábado (4) em Itapira, SP, aos 63 anos. Era professor aposentado.

Jorge Mujica tinha se licenciado em Matemática pela Universidade do Chile (1969) e era PhD em Matemática pela Universidade de Rochester (1975). Ingressou na Unicamp em 1976 e se tornou professor titular já em 1987, onde atuava no Departamento de Matemática nos seguintes temas: holomorphic function, banach space, fréchet space, schauder basis e holomorphic germ. Orientou 14 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado.

Foi autor da obra Complex Analysis in Banach Spaces –, publicada originalmente pela North-Holland, em 1986, que se tornou um clássico na área de Holomorfia em Dimensão Infinita, ganhando uma nova edição pela Dover Publications em 2010.

De acordo com nota enviada pela diretoria do Imecc, o professor Mujica foi sempre respeitado por sua competência acadêmica e admirado pela sua cordialidade e simpatia.

O professor Moschim nasceu em Itapira em 1953, graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecilia (Unisanta), em Santos em 1975. Fez o mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e o doutorado em Optoeletrônica pela Université Paris-Sud, Orsay, França.

Trabalhou de 1982 a 1985 na FEEC da Unicamp como engenheiro pesquisador do CPqD, através da Fundação Tropical de Pesquisa, atuando no ELO 34, primeiro sistema de comunicações digitais por fibras ópticas brasileiro, de 480 canais, a 34Mb/s. Obteve, juntamente com sua equipe, o prêmio Melhores da Tecnologia de 1984.

Em 1985, tornou-se docente, chegando a titular em 2004. Foi candidato a reitor para o exercício de 2005 a 2009. Passou quatro meses na Escola Politécnica de Madrid, Espanha, como professor convidado, por meio da Cátedra Santander. Orientou atividades de pesquisa e de docência principalmente para as áreas de comunicações ópticas e tecnologia fotônica, tendo publicado grande número de trabalhos em revistas e congressos e orientado 25 dissertações de mestrado e nove teses de doutorado.

A diretoria da FEEC expressou pesar pelo falecimento de Moschim: "ele deixa um sentimento de perda para os colegas de faculdade e da comunidade científica, particularmente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações e da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica, nas quais era presença marcante".

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”