Encontro de Extensão discute relação entre universidade e sociedade

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) realiza até esta quinta-feira (23) o I Encontro de Extensão da Unicamp. Tendo como objetivo estimular o debate sobre o papel da extensão universitária dentro da instituição e sua relação com a sociedade, o encontro pretende ser um espaço de reflexão e balanço das diferentes atividades realizadas na Unicamp. Haverá ainda o compartilhamento de experiências que envolvem iniciativas realizadas por professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes. O evento foi aberto na última quarta-feira (22).

Palestra com o professor Valdemar Sguissardi
Palestra com o professor Valdemar Sguissardi (UFSCar)

Na ocasião, o público presente no auditório do Centro de Convenções da Unicamp acompanhou a apresentação do professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp. Ele fez um balanço sobre as atividades de extensão realizadas nos últimos anos pela Preac. "A ciência que é produzida aqui é colocada a serviço da sociedade", afirmou. João Meyer destacou ainda que a Preac possui uma grande responsabilidade em garantir a realização de ações comunitárias e de desenvolvimento cultural, mas acaba colaborando também em atividades que envolvam o ensino e a pesquisa.

A presença de representantes de outras universidades envolvidas com atividades de extensão servirá para a troca de experiências entre as diversas instituições. "Nós acabamos tendo uma postura proativa de contribuição e cooperação em nível regional, nacional e continental”, ressaltou o pró-reitor. O professor Rafael Dias, assessor da Preac, disse que a universidade precisa assumir um papel de protagonista na relação com a sociedade. Nesse sentido, a extensão, segundo ele, é o espaço privilegiado para que a instituição possa se adequar às demandas da comunidade. “A extensão precisa se constituir não como um espaço de transferência unilateral de conhecimento da universidade para a sociedade, mas num âmbito de diálogo e aprendizado conjunto.”

Representantes da Universidade Federal do ABC
Representantes da Universidade Federal do ABC acompanham debate

Para contribuir com esse debate na Unicamp foram realizadas as mesas-redondas “Extensão e pertinência social da Universidade”, com o professor Valdemar Sguissardi, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); “Integração extensão-pesquisa-ensino e práticas interdisciplinares”, com a professora Vera Cury, da PUC Campinas, e Luiz Carlos Faria, da UFSCar; e “Indicadores e avaliação de atividades de extensão”, com a presença de Mariângela Spotti Lopes Fujita, ex-pró-reitora de extensão universitária da Unesp.

Algumas iniciativas da Unicamp já são referências para outras instituições nesse processo de trocas de experiências. “Uma inspiração que a Unicamp nos deu no início da gestão foi a Escola de Extensão. A apresentação do professor João sobre os alunos que frequentam a escola de Extensão da Unicamp são muito importantes e nos fizeram criar a Central de Cursos de Inovação e Extensão da Unesp, que está começando a mostrar resultados importantes", destaca Mariângela Fujita, professora de ciência da informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, em Marília.

Apresentação do professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer
Apresentação das atividades da Preac pelo professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer

O professor aposentado Valdemar Sguissardi, do Departamento de Educação da UFSCar, lembra que a extensão estava ausente da legislação educacional até 1988, quando o artigo 207 da nova Constituição determinou que as universidades passassem a ter autonomia. "A extensão tem muitas funções, e ela tem que existir para que a universidade não se elitize. Para mim a extensão tem que ser obrigatória. Porque do contrário, gradativamente, vai perdendo o seu sentido e sua função."

O I Encontro de Extensão da Unicamp segue nesta quinta-feira com a realização de oficinas de trabalho na Casa do Lago. Nessa atividade serão elaboradas propostas de novos projetos de extensão a partir da articulação de interesses dos participantes. “A ideia das oficinas é discutirmos temas mais gerais. E em cada um desses temas serão criados grupos de discussão para desenvolver um projeto onde a comunidade poderá se envolver”, explica a professora Maria Aparecida Diniz Ehrhardt, assessora da Preac. Durante o encontro estarão expostos na Casa do Lago pôsteres sobre projetos de extensão desenvolvidos nos últimos anos na Unicamp, e resultados de trabalhos realizados pelos órgãos ligados à pró-reitoria.

Público acompanha o I Encontro de Extensão da Unicamp
Pró-reitor João Frederico da Costa Azevedo Meyer
Professora Maria Aparecida Diniz Ehrhardt, assessora da Preac
Professor Rafael Dias, assessor da Preac