Sonhos e ansiedades no primeiro dia de matrícula

estudantes no auditório do IA aguardam para fazer a matricula

Entre sonhos e ansiedades, 3 mil estudantes, aproximadamente, estiveram na manhã desta terça-feira (21) nas diversas faculdades e institutos da Unicamp para realizar suas matrículas. Os olhos brilhavam com a emoção da conquista e o frio na barriga era o lugar comum, ao pensar nas novidades que os esperam. Vindos dos quatro cantos do país, os calouros passaram pelas muitas etapas de um dos vestibulares mais concorridos do país, com cursos com até 221 candidatos por vaga, como a medicina. Os aprovados nas duas primeiras listas do Vestibular da Unicamp foram hoje os donos da festa.

Bateria da atlética toca para os calouros no auditório da FCM

Marcelo Meneguesso, 18 anos, foi o primeiro estudante a fazer matrícula no Instituto de Artes (IA). “Um pouquinho ansioso, quase nada”, diz entre risos. Ele vai cursar Bacharelado em violoncelo. Marcelo estudou na Escola Estadual Antônio Alves Aranha, em Valinhos, e conta que sempre encarou o violoncelo como profissão, desde que começou a tocar, aos 13 anos de idade. Além dos estudos curriculares, ele se preparou para o vestibular da Unicamp com aulas do seu instrumento e teoria musical. Hoje, sente-se acolhido e homenageado por seus veteranos. “Eles são muito prestativos. Assim que cheguei, me deram tudo o que eu precisava: cartilhas, apostilas, o que fazer, onde pedir moradia. Eles querem bem os calouros. Melhor impossível”, conta.

homem mostra papel a calouro
Estudantes realizam matrícula no IA

A família Ferreira Venâncio veio completa para fazer a matrícula de Anna Flavia no curso de medicina. “Veio todo mundo, até o cachorro”, conta o pai orgulhoso. Alcides, que é bombeiro aposentado, exalta a dedicação da filha “A gente ia para rancho, para beira de rio, para um churrasco e ela ficava de lado lendo. Estava estudando”. Anna Flavia cursou o segundo grau na Etec de Araçatuba. Ela conta que a inspiração para a escolha da carreira veio de uma consulta no oftalmologista, “Eu me apaixonei, queria ser oftalmologista. Comecei a pesquisar sobre medicina. Agora nem sei mais se quero oftalmologia, porque são tantas áreas e eu gosto de tudo”. Leia mais sobre a matrícula na Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

sentados no auditório pai com uma filha de cada lado, Anna de 19 anos e Adrianna de 13
Anna Flavia, caloura de medicina com o pai, Alcides, e a irmã, Adrianna. Ao lado, Lizzie e Claidir Odineia aguardam ao lado de fora do auditório

Guia do Calouro
Além das recepções em cada instituto, está disponível online o Guia do Calouro, produzido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). O Guia é um canal que pretende facilitar a vida acadêmica dos ingressantes. Ele contém informações como a programação da calourada, endereços e telefones importantes, funcionamento dos restaurantes universitários e áreas de saúde, Disk-trote, entre outros.

entrada da Unicamp com cartaz de boas vindas aos calouros

Terceira lista
No período da tarde, será realizada a terceira convocação de candidatos aprovados no vestibular da Unicamp. A divulgação deve ocorrer entre 17 e 19 horas, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Os contemplados nesta lista devem realizar a matrícula presencial nesta quinta-feira (23).

Todos que fizerem a matrícula nestas três primeiras chamadas devem confirmá-la em 2 de março, das 9h às 16h, nos respectivos campi. Ao todo, estão previstas até dez convocações.

calouro e mãe diante de mesa com computador e homem realizando inscrição

estudantes no auditório do IA aguardam para fazer a matricula