Alunos do Cotuca são aprovados no Vestibular Unicamp 2017

Na segunda-feira, dia 13, foi divulgada a lista de aprovados em primeira chamada no Vestibular Unicamp 2017. Na lista estão alguns alunos formados pelo Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). Dentre as opções de escolha de curso, as mais variadas. Desde alunos que resolveram seguir para um curso de graduação na mesma área da sua formação técnica, até alunos que resolveram mudar para uma nova área.

No primeiro caso, está Fernando Oliveira Rodrigues, 18 anos, que se formou em técnico em mecatrônica, e passou em engenharia de controle e automação na Unicamp. Além da Unicamp, Fernando foi aprovado no curso de engenharia na Unesp e USP, mas optou por cursar Unicamp.

Fernando explica que o curso técnico foi importante nesse período de vestibular, “O curso técnico nos coloca em frente a novas situações e nos desafia a passar por elas. E muitos dos conhecimentos que eu adquiri no técnico eu pude aplicar fora do colégio. Nos vestibulares, por exemplo, conhecimentos de eletricidade e de hidráulica do técnico me ajudaram a resolver questões de Física”. Para ele, os ganhos vão além do momento do vestibular: “acho que a estrutura do Cotuca também deve facilitar a minha adaptação ao ambiente universitário”.

Já para Vinicius Mendes Carmona, 18 anos, que também se formou em mecatrônica e agora irá cursar Engenharia Agrícola, o curso técnico que fez não está diretamente ligado ao curso de graduação, mas acredita que “devido à área de mecânica estar presente na engenharia agrícola, creio que a base que tive no técnico pode me auxiliar bastante na graduação”.

Mesmo em casos de alunos que passaram em cursos de área totalmente diferente daquela cursada no Cotuca, os alunos destacam o ganho com o ensino técnico. É o caso de André Piau Vieira, que cursou técnico em informática e agora entrou em Educação Física.

André explica que para passar no vestibular, “ler, interpretar e entender o enunciado das questões foram muito mais fáceis, já que durante o técnico aprendi a dominar certos conhecimentos sobre lógica e interpretação de linguagens computacionais e de textos”. Completa ainda que acredita que mesmo seguindo para uma carreira em outra área ele poderá levar toda  bagagem de conhecimento adquirida no Cotuca como “a lógica e as formas corretas para trabalhar em grupo, respeitar o coletivo etc.”

Fotos de André Piau Vieira (esquerda) e Vinicius Mendes (direita), aprovados no Vestibular 2017 da Unicamp

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”