Unicamp Eucalyptus inicia preparativos para disputar Paulista de Futebol Americano Flag

A equipe Unicamp Eucalyptus, time de futebol americano sediado na universidade, está iniciando os preparativos para disputar pela terceira vez consecutiva o Campeonato Paulista de Futebol Americano Flag 8x8. O presidente do Unicamp Eucalyptus e estudante do quinto ano de Engenharia Agrícola na Feagri, Celso Milaneto Junior, avalia que o interesse pelo futebol americano no Brasil está crescendo por causa da popularidade das transmissões da NFL no Brasil pela ESPN e Esporte Interativo. “Começamos a ver que o uso de camisas e bonés de times de futebol americano está crescendo. Não sei se todo mundo tem interesse de praticar o esporte, mas em Campinas estamos de portas abertas a quem desejar”, afirma Celso, que está na equipe faz três anos.

Unicamp Eucalyptus em jogo
Jogo do time masculino do Unicamp Eucalyptus

O sucesso do jogador Cairo Santos, kicker da equipe Kansas City Chiefs na NFL e primeiro atleta profissional brasileiro na liga norte-americana, também está aumentando o interesse pelo esporte no Brasil. “O fato do Cairo Santos estar na NFL está fazendo o esporte ser mais divulgado no Brasil”, avalia Celso Milaneto. O crescimento do interesse pelo esporte pode levar à criação de uma rivalidade em Campinas. Até 2016 o Unicamp Eucalyptus era o único time de futebol americano flag na cidade, e a partir deste ano terá a concorrência do Ponte Preta Gorilas, que está formando uma equipe nesta categoria.

Koalas

Escudo da equipe Unicamp Eucalyptus

Fundado em 2011 por um grupo de estudantes do Instituto de Economia (IE), o Unicamp Eucalyptus possui esse nome pois os primeiros treinos foram realizados no bosque de eucaliptos existente atrás da unidade. Também conhecido pelo apelido de koalas, atualmente o plantel do time masculino conta com 35 atletas, sendo a grande maioria estudantes da Unicamp, mas com alguns membros da comunidade externa. Os treinos e jogos da equipe são realizados no campo da Faculdade de Educação Física (FEF). Alem do Campeonato Paulista de Flag, os koalas também disputarão em 2017 a Liga Universitária de Futebol Americano. O time feminino do Unicamp Eucalyptus foi formado em 2016 e já participou da Liga Universitária, e neste ano estréia no Campeonato Paulista Flag 5x5.

A apresentação para interessados pelo esporte e a seleção de novos atletas para as equipes masculina e feminina será realizado no dia 14 de março, às 19h30, na Unicamp. "Neste ano iremos fazer um recrutamento diferente. Faremos uma apresentação do time para os interessados, com a história do time e as adaptações de regras entre da categoria flag e da NFL. E em seguida iremos para o campo mostrar algumas posições, para a galera ter um contato com o esporte. Não iremos eliminar ninguém do processo seletivo, por isso chamamos de recrutamento", explica Celso Milaneto Junior. O Eucalyptus pede que os interessados em participar do processo seletivo colaborem com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade. Mais informações sobre a equipe e o recrutamento de interessados em serem novos atletas podem ser obtidas na página do Unicamp Eucalyptus.

Sobre o Futebol Americano Flag 8x8

Com algumas regras diferentes da categoria mais conhecida de futebol americano, praticada pela NFL, Superliga Nacional e também chamado de full pad, os atletas dos jogos de Flag 8x8 não usam capacete e shoulder pad. As interrupções de jogada ocorrem quando um atleta agarra uma fita, chamada flag, que fica presa na cintura dos adversários em vez de derrubar o jogador oponente, o tackle, tornando o jogo mais seguro e barato.

Elenco feminino do Unicamp Eucalyptus

O jogo é dividido em quatro tempos de 10 minutos, com menos interrupções do cronômetro que deixam a disputa mais dinâmica. Os times também são divididos entre equipe de ataque e defesa, mas com oito atletas, em vez de 11 em campo. As posições são as mesmas, mas com a eliminação de alguns jogadores que possuem as mesmas tarefas em campo.

O Campeonato Paulista de Futebol Americano Flag será disputado a partir de março e contará com a participação de 34 equipes. Os times são divididos entre a Conferência Metropolis, que engloba a região metropolitana da Capital e Vale do Paraíba, e a Conferência Caipira, que abrange o restante do estado e onde o Unicamp Eucalyptus está sediado.

Elenco masculino do Unicamp Eucalyptus
Atletas do Unicamp Eucalyptus durante jogo
Jogadores do Unicamp Eucalyptus em ação
Jogo do time feminino do Unicamp Eucalyptus