Aluno da FEA é CEO por um dia na empresa MAN

Autoria
Edição de imagem
Cortes e Leonardo: experiência no programa CEO

O que conta muito no mercado de trabalho é a experiência profissional. Mas como ter essa experiência se até a pessoa se graduar isso dificilmente acontece? Existem exceções. Leonardo Yun Ho Lee, aluno da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, viveu uma rara oportunidade, há poucos dias, de ser selecionado para participar do programa CEO por um Dia, da Odgers Berndtson em parceria com o Grupo Estado e PDA International.

Leonardo passou por um processo seletivo em que 56 candidatos foram avaliados por uma prova de perfil comportamental. Vinte e cinco foram aprovados para a fase de entrevistas, chegando a 16 que efetivamente participaram do programa, em que outros 16 universitários foram designados para serem CEOs por um dia em outras empresas. 

Coube ao estudante da Unicamp acompanhar o dia do presidente da MAN Latin America, o economista Roberto Cortes, na capital paulista. Essa empresa é comandada pela Volkswagen, atua no setor de agronegócios, tem 3,5 mil funcionários na América Latina, duas fábricas, capacidade anual de produção de 80 mil veículos, faturamento de 1 bilhão de euros e 7,3% da receita global é de 13,7 bilhões de euros. É uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo.

Produto fabricado pela MAN
Produto fabricado pela MAN


O dia do jovem começou às 7h30 na sede da empresa, quando encontrou o supervisor de Recursos Humanos (RH), que lhe explicou como seria o dia de Cortes e qual seria a sua participação. Leonardo subiu ao último andar do prédio para encontrar o presidente, que já estava em reunião desde as 8 horas com seus assessores. Nesse andar do prédio da MAN ficavam as salas dos diretores, a sala de reuniões da diretoria e a sala de Cortes. Foi introduzido à sala de reuniões. Acompanhou parte daquele encontro, que tratava dos detalhes da agenda do presidente. “Ele me ajudou a ficar mais à vontade em um ambiente de figuras do alto escalão. Fez questão que eu me sentasse ao seu lado", contou Leonardo. 

Era uma reunião atrás da outra: de área, de diretoria, do conselho, inclusive durante o almoço. “Trocamos experiências profissionais e pessoais com o presidente”, diz. Quando as reuniões tinham assuntos sigilosos, era aconselhado por Lineu Takeyama, vice-presidente da MAN da área de RH”, afirma. Após o almoço, Cortes o conduziu a uma sessão de fotos para a revista Istoé Dinheiro Rural

Das conversas com o presidente, o estudante absorveu muitos ensinamentos sobre o mundo corporativo e a carreira, frutos de anos de experiências de Cortes junto à MAN e à Volkswagen. O "expediente" para Leonardo terminou às 18h30. Cortes ainda estava trabalhando quando eles se despediram. 
 

O estudante Leonardo na Unicamp

Após ter passado por essa experiência, Leonardo acredita que todo jovem que deseja ter sucesso como líder deveria passar por esse tipo de iniciativa, pois este é o objetivo do programa CEO por um Dia: buscar futuros líderes. “É através de uma rica experiência como ‘sombra’ de um CEO que se desperta de forma vigorosa o potencial de cada um”, aponta. 

Na Unicamp, Leonardo aprecia muito o espírito empreendedor da instituição e, por isso, tem procurado se entrosar na vida acadêmica. Nos dois primeiros anos, participou da atlética da FEA. No segundo ano, foi seu diretor financeiro. No terceiro, fez seis meses de iniciação científica no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Seu estudo abordava o tratamento térmico de vinagre orgânico utilizando aquecimento ohmico, orientado pelo pesquisador Jorge Minoru Hashimoto.

Foi eleito representante discente da Congregação da FEA e gerente de RH da Comissão de Estágios (Comestag), um grupo estudantil que facilita a busca de estágio na graduação.

Leonardo tem Cortes como exemplo
Leonardo: interesse na área de Gestão

No quarto ano, o estudante fez intercâmbio nos Estados Unidos através do programa Ciência sem Fronteiras, na Universidade de Nebraska - Lincoln. Integra o Gepea (Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos), a empresa júnior da FEA, uma consultoria júnior em alimentos. Atualmente é estagiário na área de vendas da MasterSense, uma distribuidora de ingredientes e aromas. “Este estágio tem me ensinado muito a respeito do ambiente corporativo e da dinâmica de vendas”, expõe.  

Leonardo se diz muito interessado pela área de Gestão. “Cortes é um exemplo claro de liderança a ser seguido. Sempre cumprimentava a todos  pelo nome, atendia a todos, apesar da pressa, e dava toda atenção aos que necessitavam de suas orientações”, relata. “Agradeço a Unicamp por me auxiliar até hoje, pois sei que essa oportunidade não seria possível sem a ajuda de todos amigos, professores, colegas, e também aos meus familiares: pai, mãe e irmão, formados em medicina nesta Universidade.”

Imagem de capa
Leonardo participa de programa CEO por um Dia

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”