Galeria de Arte tem nova coordenação e prepara atividades para o ano

Autoria
Edição de imagem

A Galeria do Instituto de Artes (GAIA) começa o ano com uma nova direção. A professora e artista plástica Ivanir Cozeniosque Silva assumiu a coordenação da galeria no final de novembro, ao ser eleita pelos demais membros do Conselho para substituir a professora Lúcia Fonseca. 

Ivanir Cozeniosque Silva
Ivanir Cozeniosque Silva 

Professora do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) desde 1990, Ivanir Cozeniosque entende que a GAIA tem um papel importante junto aos projetos e as pesquisas que são desenvolvidas no instituto, podendo potencializar a sua difusão para a universidade e sociedade. "Onde é o lugar do artista na universidade? É na galeria, onde a obra se coloca, onde ela existe e habita", avalia Ivanir.

Dentre as iniciativas que estão sendo planejadas pela nova gestão está a ampliação das parcerias entre a GAIA com outros órgãos da universidade, como a Biblioteca Central "César Lattes", o Museu de Artes Visuais, a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural e o Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp. A programação de exposições de 2017 da galeria foi planejada a partir dos projetos inscritos no último edital de convocatória, se somando com as defesas do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais do IA em janeiro e fevereiro, e ao 18º Festival do Instituto de Artes da Unicamp em setembro.

Existe também a perspectiva de poder ampliar o espaço de exposições na GAIA da produção artística dos professores da universidade, inspirada na boa recepção que teve a mostra “S/Papel”, realizada em setembro de 2016. "A vivência nossa como artista na galeria é muito forte, tanto com a equipe quanto com as atividades realizadas. As exposições de alunos, professores e do acervo do Museu de Artes Visuais são realizadas aqui. A vida do docente artista não consegue ser separada da galeria”, declara Ivanir.

Outro destaque para 2017 será o novo acesso da galeria, que agora está sendo feito no saguão da Biblioteca Central. Em breve uma nova comunicação visual será instalada na nova entrada da galeria, que inclusive já atraiu um novo público nas últimas exposições desde que foi aberta no final de 2016, trazendo os visitantes da biblioteca e da Livraria da Editora da Unicamp.

Equipe da GAIA
Equipe da Galeria do Instituto de Artes

Saiba Mais
Criada em 1983, a Galeria do Instituto de Artes tem como objetivo acolher a produção artística produzida no ambiente acadêmico, realizando eventos e desenvolvendo ações que promovam ampliar o contato do público com as artes plásticas. Desde 1994 a GAIA está instalada em sua sede atual, no térreo do prédio da Biblioteca Central "César Lattes", na Rua Sérgio Buarque de Holanda, no campus de Barão Geraldo.

Já o Programa do Serviço Educativo do GAIA foi criado em 2011, tendo como objetivo estimular e vivenciar propostas artísticas para públicos diversos, em especial aos estudantes das escolas da região de Campinas. Entre as atividades estão visitas às exposições e eventos realizados na Galeria. Outros grupos com interesse podem participar mediante agendamento das visitas. De acordo com o calendário das atividades também são realizados encontros entre os artistas expositores e o público.

A Galeria do Instituto de Artes funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site da galeria ou pelo telefone 19-3521-6561. A programação dos próximos eventos da GAIA também poderá ser acompanhada ao longo de 2017 na Agenda do Portal da Unicamp.

Exposição da artista plástica Del Pilar Sallum
Exposição da artista plástica Del Pilar Sallum
Exposição da artista plástica Del Pilar Sallum
Imagem de capa
Visitante observa a exposição da artista plástica Del Pilar Sallum, que se encontra na Galeria de Artes (Gaia) da Unicamp)

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”