Férias combinam com ciência e arte na Unicamp

Amigos Lucas e Karla posam para foto
Os amigos farão estágios em locais diferentes

Um programa entre amigos para Lucas Souza e Karla Karoline, que estudam juntos na escola Estadual Rita de Cássia da Silva, no Parque São Jorge em Campinas. Eles foram selecionados para participar da 15ª edição do Ciência e Arte nas Férias (CAF) e só não ficaram cem por cento satisfeitos porque vão precisar se separar. Karla vai fazer seu estágio na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e Lucas irá para o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas, o CPQBA da Unicamp, que fica em Paulínia.

Os amigos até já conheciam a Unicamp. Lucas assistiu a uma palestra, Karla foi ao Hospital de Clínicas. Mas nada que se compare a experiência que eles passam a viver entre esta quarta-feira (4) e o dia 3 de fevereiro. Com o programa os estudantes permanecem a semana toda desenvolvendo atividades de pesquisa ou mesmo lúdicas, conhecendo o que é a Universidade e como é feito um trabalho de investigação acadêmica.

“Vocês vão ter a oportunidade de ver como a Universidade funciona, como o conhecimento é gerado, como as pessoas trabalham nos métodos científicos. O programa vai mostrar um mundo completamente diferente para vocês do que as pessoas acreditam que é a Universidade. A geração de conhecimento tem seriedade, mas também tem muita diversão”, disse um dos coordenadores do CAF, professor Fernando Coelho, presente na mesa diretora da solenidade de abertura.

Fernando Coelho durante a cerimônia
Fernando Coelho, coordenador. Oportunidade para os alunos conhecerem a Unicamp.
Foto da mesa de abertura
Mesa solene de abertura formada por autoridades

Além dele, participaram da cerimônia, realizada na parte da manhã no auditório da FCM, o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira; a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer; o dirigente regional de ensino, Antônio Schiavo; o supervisor de ensino, Sergio Bertoli; e a anfitriã da solenidade e pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Pastore.

No discurso de boas-vindas, a pró-reitora se lançou ao desafio de trazer uma mensagem de otimismo para os estudantes, em tempos tão difíceis, com tantas notícias ruins, como ela comentou. “Vocês são, de fato, nossa esperança. Muitas vezes achamos que está tudo ruim e que não há saída, mas nós estamos em crescimento e, nesse processo, a verdade, a pesquisa e o descobrir são atitudes fundamentais para construir uma nação”.

Gláucia Pastore ainda ressaltou a importância do estudo e da análise para o desenvolvimento de um senso crítico capaz de interpretar as realidades. “Se há uma coisa que a pesquisa nos obriga é ser verdadeiros”.

Foto de Gláucia Pastore na mesa solene
Pastore: mensagem positiva em meio a notícias ruins

Segundo a anfitriã, o programa Ciência e Arte nas Férias é pensado com muito carinho pela Universidade porque representa um veículo de comunicação com a sociedade e com as escolas. Participam, nesta edição, 220 alunos do ensino médio de 73 escolas da rede pública de Campinas e Região. Para os estudantes, tudo é sonho. Fazer o vestibular, entrar na Unicamp como aluno. A Karla, amiga do Lucas, quer ser hematologista. Outra aluna, Karolina Silva, da escola Joaquim Ferreira Lima, Vila 31 de março, também em Campinas, pensa em arquitetura e urbanismo. “Espero que eu possa aprender e já ter base para a faculdade. É provável que eu me saia bem”, comemora.

Depois da abertura solene os alunos já começaram a sentir o gostinho do que vem por aí com uma palestra que mostrou como a ciência faz as simulações das coisas que acontecem na natureza e como isso pode ser usado para o desenvolvimento. A palestra foi dada pelo professor e também coordenador do CAF, Douglas Soares Galvão.

Para finalizar todos assistiram a apresentação de alunos de Cosmópolis do projeto “Todas as Formas de Aprender”, do Colégio Objetivo. Os estudantes de várias idades, inclusive uma criança cadeirante, fizeram acrobacias, dançaram e interpretaram.

Foto da apresentação
Acrobacias encantaram a plateia

Foto da aluna Karolina Silva
Foto da plateia e em primeiro plano tradução em Libras