Ciência e Arte nas Férias abre nova edição

Autoria
Edição de imagem
Alunos do programa na edição de 2016
Estudantes que participaram da edição passada do programa

Começa na próxima quarta-feira (4) a 15ª edição do programa Ciência & Arte nas Férias (CAF), que vai trazer para a Unicamp 225 estudantes de 73 escolas públicas de ensino médio de Campinas e região. A cerimônia de abertura será no auditório da Faculdade de Ciência Médicas (FCM), às nove da manhã.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, o programa permite que os alunos vivenciem o cotidiano do trabalho de um pesquisador. Durante um mês eles participam de palestras, oficinas e experimentos em laboratório. A intenção é despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas.

Aluno do programa fotografado em um laboratório
Experimentos em laboratório

A abertura terá uma palestra feita pelo professor e coordenador do CAF Douglas Galvão, que fala sobre o tema “Simulando a natureza de nano-materiais a formigas”. Em seguida, os estudantes acompanham a apresentação do projeto social “Todas as formas de aprender”, do Colégio Objetivo de Cosmópolis, que alia o ensino à ginástica e à arte.

Depois do almoço no Restaurante Universitário os estudantes continuam as atividades coletivamente como será toda quarta-feira e no encerramento do programa. As atividades individuais ou em grupos, realizadas nos laboratórios ocorrem nos outros dias da semana.

O encerramento do será dia 3 de fevereiro, com a entrega de certificados aos alunos participantes e a apresentação de pôsteres dos trabalhos realizados. Acesse o site do programa.

 

 

 

Imagem de capa
Aluna do programa Ciencia e Arte nas Férias faz um experimento

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”