Unicamp entrega prêmios institucionais 2016

Edição de imagem

A Unicamp premiou docentes e alunos que se destacaram no ano de 2016 em uma assembleia universitária extraordinária, realizada no Centro de Convenções da Unicamp nesta sexta-feira (16). Foram entregues os prêmios Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e Inova Unicamp de Iniciação a Inovação.

Na mesa diretora estavam o reitor José Tadeu Jorge, o coordenador-geral da Universidade Alvaro Crósta e também os pró-reitores de Desenvolvimento Universitário, Leandro Palermo Jr.; de Pesquisa, professora Gláucia Maria Pastore; de Graduação, Luis Alberto Magna; de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, além do diretor executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

A solenidade começou com o anúncio dos professores premiados ao Zeferino Vaz. Foram contemplados vinte e quatro professores que se destacam nas funções de docência e pesquisa (veja a lista de premiados). Cada laureado com o Prêmio recebeu, das mãos do reitor José Tadeu Jorge, um diploma e um contracheque no valor equivalente a três salários-base de professor MS-6.

O reconhecimento é conferido anualmente a professores ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. Cada unidade de ensino e pesquisa da Unicamp indica um nome por ano, dentre aqueles que apresentaram relatório de atividades. Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Universidade.

Os vencedores do prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação foram anunciados na sequência. Em sua quinta edição, o prêmio destina-se à valorização das atividades dos professores na graduação. Os certificados foram entregues pelo pró-reitor de Graduação Luis Alberto Magna. “Não poderíamos deixar de reconhecer a importância do papel do professor na Graduação” destacou.

Neste ano, 22 docentes da Universidade foram agraciados (veja a relação). Os critérios para a premiação incluem a atividade didática, orientação de iniciação científica, desempenho na avaliação feita pelo corpo discente, responsabilidade por disciplinas e pela implantação de novas disciplinas, entre outros. Os contemplados também recebem um diploma e o valor em dinheiro.

Para a entrega dos certificados para os que receberam o Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp (veja a relação) foi convidada a pró-reitora de Pesquisa Gláucia Pastore. “É através da iniciação científica que nós podemos construir dia a dia o ambiente de pesquisa da excelência que de fato temos”, ressaltou.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer também entregou certificados para duplas de aluno e professor. Ao todo foram 20 duplas premiadas.

A última parte da cerimônia foi reservada a nona edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação a Inovação (veja aqui os premiados e detalhes). O diretor executivo da Inova, Milton Mori, disse que o número de concorrentes aumentou no último ano. “Isso mostra o nosso empenho em disseminar e fortalecer a cultura de inovação nos campi da Unicamp”. Mori também fez um balanço sobre os trabalhos da Agência de Inovação e foi chamado para a entrega dos diplomas a três duplas formadas por aluno e professor das áreas biológicas, exatas e tecnológicas. [Assista vídeos produzidos pela RTV Unicamp sobre o prêmio nas áreas biológica e exatas]

O coordenador geral Alvaro Crósta lembrou que recentemente também foram entregues o prêmio Paepe, no âmbito dos funcionários técnico-administrativos da Unicamp e ainda o Prêmio Capes de Tese 2016 no qual a universidade também se destacou. “Esse conjunto de prêmios é um motivo de muita alegria porque mostra o vigor e o destaque que a nossa universidade recebe no Brasil e no mundo”, salientou.

O reitor José Tadeu Jorge destacou o compromisso dos agraciados com a construção do conhecimento e da própria história da Universidade. “Não há uma palavra que possa representar o agradecimento da Unicamp aos premiados e às pessoas que hoje aqui foram homenageadas. A dimensão do trabalho que todos fizeram extrapola qualquer linguagem”, agradeceu.

Reitor José Tadeu jorge
Foto de Alvaro Crósta
Professora Gláucia Pastore fala na mesa diretora
Entrega de certificado aos docentes
Pró-reitor Luis Alberto Magna fala na premiação
José Tadeu Jorge na mesa diretora
Professor Milton Mori fala na cerimonia
Entrega do premio da inovação
Docente recebe certificado
Reitor e premiada posam para foto
Agraciado cumprimenta reitor
Imagem de capa
Mesa diretora e auditório ouvem o hino nacional

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”