Unicamp cria Secretaria de Comunicação

Autoria

A Unicamp anunciou na manhã desta quarta-feira (14) a criação da Secretaria de Comunicação (SEC), órgão que passa a responder pela política de comunicação da Universidade. Um dos principais objetivos da SEC é promover a integração das estruturas e ações nessa área, ampliando dessa forma o relacionamento da instituição com a sociedade. A cerimônia de apresentação da Secretaria, que ocorreu na sala do Conselho Universitário (Consu), foi presidida pelo reitor José Tadeu Jorge. O pró-reitor de Extensão, João Frederico de Azevedo Meyer, também participou da solenidade.

A convite do reitor, a SEC será dirigida pelo professor Julio Cesar Hadler Neto, que respondia pela coordenação do Fórum Pensamento Estratégico (Penses). De acordo com Tadeu Jorge, Hadler Neto reúne as condições necessárias para estruturar a Secretaria e enfrentar o desafio de tornar a comunicação entre a Unicamp e a sociedade mais eficiente. O reitor lembrou que a criação do órgão era um compromisso do seu plano de gestão, que não foi concretizado anteriormente por causa das dificuldades orçamentárias, geradas pela crise econômica do país.

Hadler Neto afirmou que pretende trazer para a SEC a sua visão de universidade pública. De acordo com ele, é importante que a Unicamp informe adequadamente à sociedade sobre as atividades desenvolvidas nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão que trazem reflexos positivos para a vida dos cidadãos. “Muitas pessoas ainda pensam que a Unicamp se resume ao Hospital de Clínicas”, disse.

Durante o anúncio da criação da SEC, também foi lançado o novo Portal da Unicamp. A apresentação do site foi feita por Laura Freitas Rodrigues, que coordenou as ações relacionadas à tecnologia da informação. De acordo com ela, todo o trabalho de reformulação da home foi desenvolvido por profissionais da então Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom), estrutura que passa a ser incorporada pela Secretaria.

Laura destacou que o portal manteve o caráter jornalístico, mas se tornou mais responsivo e melhorou a navegabilidade. Além disso, o site implementou a categorização das notícias, de modo a tornar mais rápido o acesso às informações. Outra novidade foi a inserção das redes sociais Facebook e Twitter, que passarão a contar com perfis oficiais da Unicamp. O projeto teve como um dos principais objetivos a integração das diversas mídias disponíveis no processo de comunicação institucional.

A postura da linha editorial do portal também foi alterada, de maneira a evidenciar temas relacionados à divulgação científica e cultural. Durante a solenidade, foi apresentada ainda a logomarca da SEC, desenvolvida por profissionais da então Rádio e TV Unicamp, estrutura que também passa a integrar a Secretaria. O conceito da logomarca procurou associar pontos relativos à história e missão da Universidade com os atuais meios de comunicação.

O reitor José Tadeu Jorge
O professor Julio Cesar Hadler Neto
Laura Freitas Rodrigues: lançamento do novo portal
Imagem de capa