Unicamp recebe percussionistas de Uberlândia pelo Projeto Corredor Cultural

O Grupo de Uberlândia durante apresentação na BCCL

A Unicamp recebeu, no último dia 29 de novembro, o Grupo de Percussão da Universidade Federal Uberlândia (UFU) como parte do projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste. A apresentação do grupo mineiro, que foi acompanhada por 120 pessoas, foi a primeira ação da etapa do Projeto na Unicamp.

O Grupo da UFU, que é composto pelos músicos Alex Silva, Henrique Santos, Maycon Simeão, Mikael Silva e Rafael Alves, executou músicas de conjunto para percussão erudita, no piso térreo da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL). A regência foi do maestro Cesar Traldi, pós-graduado em música pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Uma composição inédita de Traldi também foi executada em uma apresentação solo de Fernando Hashimoto, diretor do IA.

No dia anterior ao evento, o Grupo de Percussão da Unicamp (Grupu), regido pelo professor Fernando Hashimoto, recebeu o grupo de Uberlândia para a realização de trocas acadêmicas sobre o trabalho que realizam.

A escolha do espaço - o saguão da BC - para a apresentação do grupo de Uberlândia na Unicamp é fruto da parceria entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e o Sistema de Bibliotecas (SBU) da Unicamp. Ela foi construída dentro do programa Campus Tranquilo – Universidade Viva, com o objetivo de ampliar as possibilidades para ocupar, com arte e cultura, os espaços abertos no campus.

O grupo de percussionistas foi criado em 1994 e, desde 2002, participa de festivais em diversas cidades. Gravou o seu primeiro CD em 2009. Atualmente realiza concertos e colabora em festivais de percussão.

O projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste, capitaneado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas – Regional Sudeste (Forproex Sudeste), engloba uma série de eventos para circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos nas instituições de ensino superior (IES) públicas, distribuídas em cerca de setenta diferentes cidades nos quatro estados da região: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dezessete IES participam desta edição. Dentre seus objetivos, o projeto prevê o incremento da programação de atividades culturais e artísticas e a promoção de novas formas de convívio e sociabilidade nos campi universitários, entre os campi e destes com as várias sociedades regionais.

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Universitários da Unicamp (Preac), por meio da CDC, é atualmente responsável pela direção geral do projeto, assim como pela direção artística e pela coordenação de comunicação – divulgação e sistemas de informação.

Apresentação na BCCL

Bastidores da gravação do primeiro CD, em Uberlândia

Conheça mais sobre o projeto.
Acompanhe as ações no Facebook.
Mais informações pelo e-mail

Foto com os componentes do Grupo durante apresentação na BCCL
Foto do Grupo da UFU com o público presente na Biblioteca Central
Imagem de capa