Unicamp e Universidade Zambeze assinam cooperação acadêmica, científica e cultural

Os dois reitores assinam um acordo

A Unicamp e a Universidade Zambeze (UniZambeze), de Moçambique, firmaram na tarde desta quarta-feira (30) um acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural. A cerimônia de assinatura aconteceu no Centro de Convenções da Unicamp, no encerramento da 6ª Conferência Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, evento iniciado no último dia 28 (segunda-feira). Assinaram os termos da cooperação o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, e o reitor da Universidade Zambeze, Nobre Roque dos Santos. Esse acordo terá vigência de cinco anos, podendo ser renovável, conforme o interesse das partes envolvidas na parceria.

Fazem parte dos termos de cooperação a realização de pesquisas; mobilidade de estudantes e docentes; participação em candidaturas a programas de caráter internacional; promoção, execução e divulgação de estudos, projetos, pesquisas e afins; organização e realização de eventos; e permuta de periódicos, trabalhos e resultados científicos.

A Universidade Zambeze fica situada na cidade de Beira, capital de província de Sofala. A instituição iniciou suas atividades em 2009 e é uma instituição pública de ensino superior mantida pelo governo de Moçambique. Oferece atualmente 26 cursos de graduação.